Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
14º
MIN 13º MÁX 19º

Deputados do CDS com liberdade de voto na lei da paridade

A reunião da Comissão Política do CDS-PP ficou marcada pela discussão da lei da paridade, com a presidente a assumir a sua posição minoritária no grupo parlamentar, que terá liberdade de voto, disseram hoje à Lusa fontes partidárias.

Deputados do CDS com liberdade de voto na lei da paridade
Notícias ao Minuto

18:45 - 06/04/18 por Lusa

Política Assunção Cristas

Na reunião do órgão alargado de direção do CDS-PP, que decorreu na quinta-feira à noite na sede do partido, em Lisboa, a nova lei da paridade dominou a discussão, com a líder, Assunção Cristas, a assumir que é defensora das quotas, genericamente e por princípio, embora admita problemas na proposta de lei do Governo.

Entre os intervenientes, além de Assunção Cristas, apenas Mariana França Gouveia e Domingas Carvalhosa defenderam a lei, que foi criticada, entre outros, por Miguel Alvim, pelo porta-voz da tendência Esperança em Movimento (TEM), Abel Matos Santos, e pelo líder da Juventude Popular (JP), Francisco Rodrigues dos Santos.

À semelhança do que aconteceu na votação das quotas nas administrações de empresas, os deputados do CDS terão liberdade de voto, com Assunção Cristas a reconhecer, como admitiu desde que esta questão lhe começou a ser colocada publicamente, que deverá estar em posição minoritária dentro do grupo parlamentar.

Abel Matos Santos, que participou pela primeira vez numa reunião da Comissão Política, saudou o voto contra do CDS à lei da identidade de género, e argumentou contra a nova lei das quotas, considerando que constitui uma ingerência na vida interna dos partidos.

"Fui escutado com atenção e a senhora presidente mostrou-se interessada e entende que a lei tem erros e precisa de ser melhorada e corrigida", declarou o porta-voz da TEM.

A TEM defende que a lei é "antidemocrática", tendo pedido há duas semanas uma reunião entre a Comissão Política e o grupo parlamentar para discutir a proposta do Governo.

O líder da Juventude Popular (JP), Francisco Rodrigues dos Santos, levou à Comissão Política a posição de oposição à nova lei da paridade dos jovens do partido, bem como os temas da conciliação da vida profissional e familiar, do acesso à habitação jovem, e da iniciativa 'Semear Portugal', uma parceria com a Quercus de reflorestação.

Francisco Rodrigues dos Santos defendeu à Lusa que a proposta de lei do Governo pode vir a colocar "problemas de impossibilidade prática", considerando que os "partidos não estão preparados", além de que o aumento para 40% de mulheres nas listas vem acompanhado de uma sanção de inelegibilidade (atualmente, os partidos são sancionados através da não atribuição de subvenção), e defendeu, no caso de a lei ser aprovada, "uma moratória" para que não se aplique já.

No plano dos princípios, a JP defende que o CDS, tem "no seu ADN" a defesa do mérito e da liberdade individuais, devendo ser contra "lugares mínimos garantidos".

"É importante que o CDS seja uma voz de bom senso, defendendo a igualdade jurídica, a igualdade salarial, mas não quotas", declarou, argumentando que esta nova legislação vem imbuída de um espírito de "pós-feminismo radical", que "ignora as diferenças antropológicas entre homens e mulheres".

Para o líder da JP, trata-se de uma "guerrilha" que quer "ligar Freud a Marx" e "planificar a sociedade", apesar de atualmente em profissões como a magistratura, a advocacia ou a saúde as mulheres já serem maioritárias.

Na quinta-feira à noite, enquanto a reunião ainda decorria, o porta-voz do CDS-PP, João Almeida, afirmou que a lei da paridade não tinha sido analisada.

"Não há qualquer polémica sobre essa matéria. A presidente do partido já transmitiu qual era a sua posição, já houve votações anteriores sobre outras matérias relativas a paridade em que o grupo parlamentar teve liberdade de voto", afirmou igualmente o porta-voz centrista.

De acordo com a proposta de lei do Governo que deu entrada no parlamento, alterando a lei da paridade aprovada em 2006, sobe de 33,3% para 40% a percentagem mínima de representação de cada um dos sexos nas listas eleitorais à Assembleia da República, autarquias e parlamento europeu.

O critério da paridade passa a aplicar-se aos vogais das juntas de freguesia e às mesas das assembleias representativas das autarquias locais e da Assembleia da República.

O diploma introduz uma novidade face à lei de 2006 ao estabelecer que, em caso de substituição de um eleito, o mandato "é conferido a um candidato do mesmo sexo da respetiva lista" e não pelo eleito imediatamente a seguir.

Na "falta de candidato do mesmo sexo na lista, o mandato é conferido ao primeiro candidato não eleito da lista", prevê o diploma.

A proposta altera o regime sancionatório para as listas que não cumpram o critério da paridade, propondo a rejeição "de toda a lista".

Atualmente, as listas que não corrijam o mínimo de 33,3% de um dos sexos sofrem uma redução na subvenção pública a que têm direito para as despesas eleitorais.

O diploma altera ainda o critério de ordenação nas listas, propondo que os dois primeiros lugares sejam ocupados por candidatos de sexo diferente, não podendo ser colocados mais de dois candidatos consecutivamente nos restantes lugares.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório