Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
19º
MIN 14º MÁX 21º

Barreiras Duarte "coloca sombra" sobre compromisso de Rio com ética

Quem o diz é Miguel Poiares Maduro, ex-ministro-adjunto do Desenvolvimento Regional do governo de Pedro Passos Coelho.

Barreiras Duarte "coloca sombra" sobre compromisso de Rio com ética
Notícias ao Minuto

23:46 - 04/04/18 por Patrícia Martins Carvalho

Política Poiares Maduro

Quase duas semanas depois de Feliciano Barreiras Duarte apresentar a sua demissão do cargo de secretário-geral do PSD depois das notícias que vieram a público sobre alegadas irregularidades no seu currículo e na morada que apresentou ao Parlamento, Miguel Poiares Maduro debruçou-se sobre o tema em entrevista no programa ‘360º’ da RTP3.

O antigo ministro começou por dizer que “Rui Rio deveria aprender (…) que quando apresentamos ao país um compromisso em matéria de ética e fazemos da ética um dos aspetos fundamentais da nossa ação política, não temos que ter receio depois de achar que estamos a responder à pressão mediática ou a fazer o jogo político mediático, quando aquilo que devemos fazer é o que é eticamente fundamental”.

Nesta senda, Poiares Maduro diz que, no que ao tema Feliciano Barreiras Duarte diz respeito, Rui Rio “devia ter agido de uma forma mais decisiva quando as questões se colocaram”. Mais, o antigo ministro considera que “aquilo que se passou coloca sombra e dúvida relativamente a esse compromisso” com a ética, aconselhando o líder do PSD a “agir de forma consistente a esse respeito”.

Poiares Maduro disse ainda que para evitar tais polémicas deveria ser criado um “comité de controlo ético no que diz respeito a candidatos que o PSD venha a apresentar”. Este comité, explicou, faria o “controlo de certas dimensões” relativas aos candidatos, como currículos e situações fiscais, a título de exemplo.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório