Meteorologia

  • 23 ABRIL 2024
Tempo
19º
MIN 13º MÁX 24º

Bloco apoia suspensão da garantia de potência paga à EDP e à Endesa

O Bloco de Esquerda congratulou-se hoje com a suspensão em 2018 do subsídio da garantia de potência pago às centrais elétricas para estarem sempre disponíveis para produzir, recordando que avançou com essa proposta na última discussão do orçamento.

Bloco apoia suspensão da garantia de potência paga à EDP e à Endesa
Notícias ao Minuto

20:08 - 03/04/18 por Lusa

Política Energia

"O Bloco propôs essa suspensão no Orçamento de Estado para este ano, alegando precisamente que a garantia de potência confere uma renda abusiva em nome da prestação de um serviço injustificado no atual sistema elétrico", sublinham os bloquistas em comunicado.

O BE refere ainda que, na análise para o ano 2018 e primeiro trimestre de 2019 à segurança do sistema elétrico nacional, "a própria REN dá razão aos argumentos do Bloco e desmente os 'riscos de apagão' com que as empresas do setor vêm ameaçando os consumidores".

O Governo decidiu suspender em 2018 a garantia de potência paga às centrais elétricas para estarem sempre disponíveis para produzir, sustentando a medida na garantia da REN de que não existem riscos para a segurança de abastecimento.

Em declarações à Lusa, o secretário de Estado da Energia, Jorge Seguro Sanches, explicou que "não faz sentido" no atual quadro da capacidade do sistema elétrico nacional manter "o subsídio" que era dado às centrais elétricas, o que resulta "num contributo positivo para a fatura dos portugueses".

Na análise de curto prazo (para o ano 2018 e primeiro trimestre de 2019) à segurança do sistema elétrico nacional, a que a Lusa teve acesso, a REN - Redes Energéticas Nacionais não encontra "riscos relevantes que comprometam a segurança e garantia de abastecimento, apresentando, mesmo nos cenários extremos, uma margem de reserva de potência".

Recomendados para si

;
Campo obrigatório