Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
19º
MIN 14º MÁX 21º

PCP congratula-se com baixa do desemprego, mas pede mais direitos

O secretário-geral do PCP congratulou-se hoje com a "boa notícia" de nova baixa na taxa de desemprego, mas reclamou mais direitos e melhores salários, sobretudo para os jovens, "uma geração inteira que está a ser punida".

PCP congratula-se com baixa do desemprego, mas pede mais direitos
Notícias ao Minuto

19:01 - 03/04/18 por Lusa

Política Jerónimo de Sousa

"Tanto no plano dos direitos como dos salários, verificamos que há uma geração inteira que está a ser punida. Era importante haver mais emprego, menos desemprego, mas emprego com direitos", afirmou Jerónimo de Sousa, à margem de uma homenagem aos escritores Rui Nunes e Modesto Navarro, em Lisboa.

O Instituto Nacional de Estatística (INE) confirmou hoje que a taxa de desemprego de janeiro se fixou nos 7,9%, valor mínimo desde julho de 2004, estimando para fevereiro uma nova descida para os 7,8%. Um ano antes, em janeiro de 2017, a taxa de desemprego era de 10,1%, segundo o INE.

"Ainda recentemente estivemos a discutir na Assembleia da República essa matéria. O PCP tinha propostas, partindo sempre deste princípio de que por um posto de trabalho permanente deve haver ter um contrato efetivo. O Governo procurou dar alguns retoques que não resolvem esta chaga social", lamentou o líder comunista, referindo-se à legislação laboral.

Contudo, para Jerónimo de Sousa, "qualquer notícia de abaixamento do desemprego é sempre uma boa notícia", embora haja que "olhar para os números com seriedade e rigor, particularmente a qualidade desse emprego que está a ser criado, onde releva o aumento da precariedade, que atinge particularmente a juventude".

O valor definitivo apurado para janeiro representa uma descida de 0,1 pontos percentuais face ao mês anterior, menos 0,5 pontos percentuais em relação a três meses antes e menos 2,2 pontos percentuais face ao mesmo mês de 2017.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório