Meteorologia

  • 04 MAIO 2024
Tempo
15º
MIN 13º MÁX 20º

CDS-PP força Governo a acelerar classificação de infraestruturas críticas

O parlamento aprovou hoje, sem qualquer voto contra, uma resolução apresentada pelo CDS-PP para que o Governo acelere a conclusão do processo de classificação de infraestruturas críticas nacionais e a validação dos planos de segurança.

CDS-PP força Governo a acelerar classificação de infraestruturas críticas
Notícias ao Minuto

13:50 - 29/03/18 por Lusa

Política Telmo Correia

Esta iniciativa legislativa da bancada democrata-cristã teve apenas as abstenções dos deputados do PS e do Bloco de Esquerda.

No debate que antecedeu esta votação, verificou-se um consenso entre as diferentes bancadas sobre a urgência de conclusão do processo de classificação por parte do Governo.

O deputado do CDS-PP Telmo Correia advertiu que, no país, há "pontos sensíveis, que sendo atacados podem comprometer a segurança nacional".

Por outro lado, de acordo com o mesmo dirigente democrata-cristão, há infraestruturas que carecem de proteção especial perante fenómenos climatéricos extremos, como incêndios ou sismos.

"O Governo tem de nos garantir que os planos de segurança de infraestruturas críticas e de energia estão feitos. Com a segurança dos portugueses não se pode brincar", salientou Telmo Correia - um aviso ao executivo que, logo depois, também foi feito pelo deputado do PSD Luís Marques Guedes.

"O Governo tem avançado alguma coisa, mas ainda não tem tudo", observou o ex-ministro social-democrata.

Sem contestar o objetivo da iniciativa do CDS-PP, o deputado do socialista António Gameiro apontou, porém, o caráter complexo do trabalho de identificação e classificação de infraestruturas críticas.

"É um trabalho que está a ser feito, mas é um processo dinâmico que requer constante atualização", alegou o deputado do PS eleito pelo círculo de Santarém.

Pela parte do PCP, António Filipe concordou com a importância inerente à conclusão do trabalho de classificação de infraestruturas vitais para a segurança nacional.

Mas deixou uma crítica de caráter ideológico à bancada democrata-cristã: "o Estado tem de proteger as suas infraestruturas críticas, mas o CDS-PP contribuiu para entregar aos privados vários setores estratégicos para o país", afirmou.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório