Meteorologia

  • 24 ABRIL 2024
Tempo
13º
MIN 13º MÁX 24º

Economia está no "bom caminho" mas temos "maior carga fiscal de sempre"

Na perspetiva de Luís Montenegro, apesar dos números positivos da economia portuguesa, "há uma gestão governativa sem ambição".

Economia está no "bom caminho" mas temos "maior carga fiscal de sempre"
Notícias ao Minuto

22:59 - 28/03/18 por Filipa Matias Pereira

Política Luís Montenegro

O défice da economia portuguesa, divulgado esta segunda-feira pelo Instituto Nacional de Estatística (INE), voltou a estar em cima da mesa num programa de debate na antena da TVI 24 que opõe Ana Catarina Mendes e Luís Montenegro. O défice orçamental, recorde-se, cifrou-se nos 3% do PIB com a recapitalização da CGD, mas que teria sido de 0,92% sem esta operação.

Na ótica do ainda deputado social-democrata, tecendo uma análise a estes dados, “se olharmos as coisas na perspetiva meramente financeira, estamos no bom caminho. Temos um défice que vem a diminuir desde 2011, mais crescimento da economia e menos desemprego”.

Porém, defende, “a questão que se coloca é que estes elementos não têm tido uma correspondência na vida das pessoas porque há uma contraface desta realidade, nomeadamente a maior carga fiscal de sempre”. Para além disso, “os serviços públicos estão completamente abandonados e há uma gestão governativa sem ambição e sem capacidade de reformar os principais sistemas”.

“Agora que estamos num tempo de normalidade”, reforça Luís Montenegro, “conseguimos ter mais ineficiência dos serviços e menos reformismo do que aquele que tínhamos quando estávamos sob assistência financeira. O clima é melhor, mas a oportunidade está a ser perdida. Este é o grande problema”.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório