Meteorologia

  • 18 ABRIL 2024
Tempo
18º
MIN 16º MÁX 25º

Incêndios: PAN quer penas maiores e investigação prioritária

O PAN -- Pessoas, Animais Natureza quer o crime de incêndio florestal com pena entre quatro e dez anos de prisão e que seja de investigação prioritária, de acordo com um projeto de lei a ser debatido na quarta-feira.

Incêndios: PAN quer penas maiores e investigação prioritária
Notícias ao Minuto

19:54 - 26/03/18 por Lusa

Política Projeto de lei

No dia em que o parlamento debate o relatório da Comissão Técnica Independente sobre os incêndios de outubro passado, que provocaram 49 mortes, é também debatido um projeto de lei do PAN que estabelece a alteração do Código Penal no artigo sobre fogos florestais, prevendo uma punição de três a oito anos para quem provocar incêndios (um a oito na atual versão).

O PAN quer aumentar também as penas para quem provocar incêndios para obter benefícios económico (de três a 12 anos para cinco a 12), e se, com o incêndio houver perigo para a vida ou integridade física de alguém, ou danos patrimoniais avultados, a pena de prisão pode ir dos quatro aos dez anos (dois a dez na atual lei).

Em termos gerais o PAN quer aumentar em um ou dois anos as penas previstas relacionadas com incêndios no atual Código Penal (mínimas ou máximas).

O parlamento debate ainda outro projeto de lei do PAN que inclui o incêndio florestal na lista de crimes de investigação prioritária (alterando a Lei de Política Criminal), e um projeto de resolução do partido que recomenda ao Governo que substitua o atual índice de previsão de risco de incêndio, usando um índice idêntico ao que é usado por outros países europeus.

Além do PAN, CDS/PP e PCP apresentam medidas relacionadas com os incêndios, com os centristas a levarem a plenário três projetos de resolução, um deles a recomendar a criação de uma unidade de missão para reorganização do setor operacional dos bombeiros.

Além de quatro projetos de resolução o PCP apresenta também dois projetos de lei, um que revê os critérios a aplicar na criação de faixas secundárias de gestão de combustível, e outro que corrige procedimentos relacionados com matérias como a obrigação de os planos municipais de defesa de floresta contra incêndios estarem aprovados ou atualizados até ao final de março.

A propósito das iniciativas, num comunicado divulgado hoje, o PAN lembra o relatório da comissão técnica independente sobre os fogos de outubro de 2017, apresentado na semana passada, e considera "manifestamente insuficientes" os limites mínimos e máximos atuais das penas para o crime de incêndio florestal, já que uma das variáveis conhecidas "prende-se com um número anormal de ignições com origem humana".

"Um elemento estatístico que demonstra a dimensão deste fenómeno prende-se com a identificação de 2.554 fogos oriundos de atuação criminosa. De referir também que o Estado desconhece a origem de 4.000 incêndios que deflagraram em 2017, o que corresponde a um terço da estimativa geral dos incêndios referentes ao ano passado, que poderão ou não ter tido mão humana", diz o PAN no comunicado.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório