Meteorologia

  • 16 ABRIL 2024
Tempo
23º
MIN 13º MÁX 26º

PS no Porto propõem ao Governo lei sobre municipalização das SRU

Os vereadores do PS na Câmara do Porto vão pedir ao Governo que legisle sobre a municipalização das sociedades de Reabilitação Urbana (SRU), apresentando-lhe um projeto de decreto-lei que "vai ao encontro da sua vontade política".

PS no Porto propõem ao Governo lei sobre municipalização das SRU
Notícias ao Minuto

15:37 - 20/03/18 por Lusa

Política Vereadores

"Amanhã [quarta-feira], em reunião da Câmara do Porto, vou anunciar o envio do projeto de decreto-lei sobre a municipalização das SRU ao primeiro-ministro e ao ministro do Ambiente", afirmou hoje, em declarações à Lusa, o vereador socialista Manuel Pizarro.

Segundo o socialista, este "é um caso em que o que os vereadores do PS pretendem ajudar a Câmara Municipal do Porto e o Governo a resolverem o problema, que parece não ser político, mas jurídico".

A Câmara do Porto aprovou no dia 06, com a abstenção do PSD, avocar "todas as competências do município" delegadas na SRU Porto Vivo enquanto aguarda pela avaliação do Tribunal de Contas (TdC) ao "recurso" sobre a municipalização da empresa.

Segundo Rui Moreira, "entendeu o TdC oficiar a Câmara dizendo que os contratos originais [relativos à municipalização da SRU] foram nulos e recusando a considerar" estar em causa "uma nova situação", apesar do novo enquadramento legal e das novas aprovações, tanto da Câmara como do Conselho de Ministros.

Considerando que "não tem sido possível encontrar a solução adequada para concretizar a passagem da SRU para a câmara", com este decreto-lei "resolve-se em absoluto a questão jurídica", colocando "o Governo a legislar de acordo com a sua vontade política", notou Manuel Pizarro.

O socialista entende que "a Câmara do Porto tem manifestado uma certa desorientação perante decisões do TdC que lhe são desfavoráveis" e que "é mais proveitoso encontrar uma solução do que esbracejar contra o TdC".

Para Pizarro, esta iniciativa dos vereadores do PS "é uma atitude construtiva para ajudar a câmara a sair do labirinto em que parece estar mergulhada".

Já na reunião camarária do dia 06 o socialista Manuel Pizarro sugeriu que "talvez fosse melhor propor ao Governo que legisle a municipalização das SRU".

De acordo com projeto de decreto-lei que os quatro socialistas na Câmara do Porto vão entregar ao Governo, "o capital detido pelo Estado nas SRU é transferido para os municípios no prazo de 30 dias a contar da entrada em vigor" do diploma.

"O Estado, designadamente através do Instituto de Habitação e Reabilitação Urbana (IHRU), pode financiar as SRU municipalizadas" e esse financiamento, "a existir, será titulado por um contrato programa a estabelecer com o município, pelo período máximo de cinco anos", lê-se na proposta.

O texto proposto pelos vereadores refere que "a reabilitação urbana tem vindo a ser sucessivamente considerada como uma prioridade de intervenção pública" e que o programa do Governo "prevê a transformação do modelo de financiamento do Estado, implementando uma efetiva descentralização de competências e meios reforçando a autonomia local".

Apesar de em julho do ano passado a lei ter sido modificada, designadamente através de alterações ao regime jurídico da reabilitação urbana, "não foi ainda possível concretizar o desiderato de municipalizar as SRU que têm participação do Estado", como a do Porto, sendo a sua passagem para os municípios "uma medida importante, que dará um novo impulso ao esforço da reabilitação urbana", lê-se.

Na sessão camarária do dia 06, Moreira alertou que, "se o TdC tiver razão", será necessário "avançar para a liquidação da SRU" e "numa sociedade em liquidação não podem ficar competências como o licenciamento ou a fiscalização" no centro histórico do Porto.

Moreira frisou ainda que a avocação de competências, que tem de ser aprovada pela Assembleia Municipal, só será apresentada àquele órgão depois de a autarquia "perceber se tem direito a recurso ou reclamação" da decisão do TdC.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório