Meteorologia

  • 23 ABRIL 2024
Tempo
23º
MIN 13º MÁX 24º

PSD/Madeira critica inércia de Machico no complexo habitacional da Matur

O grupo parlamentar do PSD na Assembleia Legislativa Regional da Madeira denunciou hoje a situação "extremamente grave" no complexo habitacional da Matur, em Machico, criticando a falta de ação da câmara (PS) para prevenir o "risco iminente de incêndio" naquela área.

PSD/Madeira critica inércia de Machico no complexo habitacional da Matur
Notícias ao Minuto

16:31 - 17/03/18 por Lusa

Política Autarquia

"O grupo parlamentar deslocou-se à freguesia de Água de Pena (concelho de Machico, na zona leste da ilha da Madeira) para denunciar uma situação extremamente grave no complexo habitacional da Matur", disse o deputado social-democrata madeirense Élvio Encarnação numa visita ao local.

No entender dos parlamentares que compõem a maioria social-democrata na região, existe um "risco iminente de incêndios que pode pôr em causa bens e as pessoas".

O deputado criticou o que classificou de "descuido por completo dos arruamentos, os amontoados de lixo e proliferação de árvores que não têm corte há alguns anos".

Também disse que existem queixas relacionadas com a proliferação de ratos em "esgotos que não estão devidamente canalizados".

O complexo habitacional da Matur vive um problema de "abandono completo por parte das autoridade locais desta zona", acusa Élvio Encarnação.

O deputado referiu ainda a "falta de tratamento das arvores que tem impossibilitado o sistema de resíduos sólidos, porque os carros da Águas e Resíduos da Madeira (ARM) não conseguem passar nos arruamentos, uma situação que está a inviabilizar a recolha de lixo"

"Fomos alertados pelos habitantes daqui e queremos denunciar e exigir que a Câmara Municipal de Machico tenha uma intervenção nesta zona de peso", afirmou.

O complexo turístico da Matur, propriedade do Grupo Grão-Pará, liderado por Fernanda Pires da Silva, teve o seu auge nas décadas de 1970 e 1980, tendo como um polo dinamizador o então Hotel Atlantis, uma unidade de cinco estrelas, que foi demolida aquando da ampliação do Aeroporto da Madeira.

Neste complexo, hoje degradado, existe uma piscina olímpica desativada onde decorreram provas internacionais de natação e alguns dos apartamentos foram vendidos a particulares.

Ao longo dos anos têm sido anunciados vários projetos para a sua reabilitação, mas ainda não foi anunciada qualquer intervenção em concreto.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório