Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
18º
MIN 11º MÁX 18º

"O PSD quer nos enganar e fabricar uma posição que não é sua"

A deputada do Bloco de Esquerda deixa duras criticas ao PSD após intervenção de Leitão Amaro que abordava "desigualdades fiscais" e do caso concreto do pagamento de impostos pela EDP. "Vale a pena ver o cadastro do PSD”.

"O PSD quer nos enganar e fabricar uma posição que não é sua"
Notícias ao Minuto

11:05 - 17/03/18 por Tiago Miguel Simões

Política Mariana Mortágua

A deputada do Bloco de Esquerda, Mariana Mortágua, deixou duras críticas ao governo de Passos Coelho, leia-se, PSD/CDS, após Leitão Amaro ter mencionado em debate na Assembleia “desigualdades fiscais” resultantes do planeamento fiscal e da taxa efetiva de imposto, baseando-se no caso da EDP.

“O PSD quer nos enganar e fabricar uma posição que não é sua, que não defende e que não praticou no passado” começou por dizer deputada que foi mais longe. “Independentemente da situação atual da do PSD a desfaçatez não se pode tratar com condescendência”.

Mariana Mortágua continuou e traiu os social-democratas com medidas por eles tomadas, sempre em jeito de questão.

“O PSD é co-autor com o CDS da reforma do IRC que colocou Portugal no mapa da Comissão Europeia por incentivo ao planeamento fiscal agressivo vir agora mostrar-se indignado com impostos que a EDP não paga por causa de práticas de planeamento fiscal. Sobre isto vale a pena ver o cadastro do PSD”, atirou, antes de passar para as questões.

“Quando o PSD e o CDS desceram a taxa de IRC de 23% para 21%,acha que a EDP pagou mais ou pagou menos impostos? Quando alargaram o prazo de dedução de prejuízos fiscais de cinco para 12 anos, mais do que a Holanda, o mesmo regime que o Montepio agora usa para criar ativos por impostos deferidos, acha que a EDP passou a pagar mais ou menos impostos?”.

Mariana Mortágua questionou depois a legitimidade dos laranjas de “vir aqui” falar de planeamento fiscal, taxa efetiva de impostos e desigualdades fiscais.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório