Meteorologia

  • 23 ABRIL 2024
Tempo
15º
MIN 13º MÁX 24º

Parlamento unido em silêncio em tributo a Stephen Hawking

Um voto de pesar pela morte do Stephen Hawking, na quarta-feira, aos 76 anos, uniu hoje as bancadas no parlamento, que lembraram o físico como um "humanista com uma curiosidade sem fronteiras".

Parlamento unido em silêncio em tributo a Stephen Hawking
Notícias ao Minuto

12:49 - 16/03/18 por Lusa

Política Assembleia da República

Stephen Hawking é comparável às figuras cimeiras da História da Ciência "dada a revolução que operou na forma", lê-se no texto apresentado pelo presidente do parlamento e por todas as bancadas e que foi aprovado por unanimidade, antes de a Assembleia da República cumprir um minuto de silêncio.

O físico morreu na quarta-feira, com 76 anos, na sua casa em Cambridge, no Reino Unido.

Apesar de sofrer de esclerose lateral amiotrófica desde os 21 anos, Stephen Hawking surpreendeu os médicos ao viver mais de 50 anos com esta doença fatal, caracterizada pela degeneração dos neurónios motores, as células do sistema nervoso central que controlam os movimentos voluntários dos músculos.

Em 1985, uma grave pneumonia deixou-o a respirar por um tubo, forçando-o, desde então, a comunicar através de um sintetizador de voz eletrónico.

Mas, Stephen Hawking continuou a desenvolver as suas pesquisas na área da ciência, a aparecer na televisão e casou pela segunda vez.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório