Meteorologia

  • 18 ABRIL 2024
Tempo
21º
MIN 16º MÁX 26º

Interesse de privados no transporte de passageiros no Tejo preocupa Bloco

A vereadora do BE na Câmara de Almada, Joana Mortágua, defendeu hoje a requalificação do transporte público fluvial da Transtejo/Soflusa e manifestou preocupação face ao interesse de operadores privados no transporte de passageiros entre as duas margens do Tejo.

Interesse de privados no transporte de passageiros no Tejo preocupa Bloco
Notícias ao Minuto

18:50 - 15/03/18 por Lusa

Política Joana Mortágua

"A presidente da Câmara de Almada, Inês de Medeiros (PS), declarou que a Câmara Municipal tem recebido propostas de operadores privados para atividades no Tejo, tanto turísticas como de transporte de passageiros, acrescentando que `não vê razão para que isso não possa acontecer´", disse à agência Lusa Joana Mortágua, referindo-se às declarações da presidente da autarquia, à margem de uma feira de imobiliário em Cannes, França.

Inês de Medeiros (PS) defendeu que a Transtejo necessita de investimento e que a situação atual "é inaceitável", defendendo que se deve abrir a navegação no Tejo a operadores privados. A autarca revelou que as câmaras da margem sul têm recebido muitas solicitações de operadores privados que querem fazer carreiras e transporte fluvial.

"Nunca houve nenhum indício de que a maioria PS - que tem um acordo com o PSD na Câmara de Almada -, quisesse tomar uma posição pela abertura do transporte fluvial do Tejo a operadores privados", acrescentou a vereadora Joana Mortágua, adiantando que vai pedir um esclarecimento sobre a posição da maioria socialista na sessão de câmara da próxima quarta-feira.

Para a deputada e vereadora do BE na Câmara de Almada, a "entrega do transporte público fluvial a operadores privados não resolve os problemas da Transtejo/Soflusa, que tem várias embarcações paradas que aguardam reparação e não têm certificado de navegabilidade", situação que tem provocado vários atrasos e a supressão de algumas carreiras de transporte de passageiros entre as duas margens do Tejo.

Em comunicado divulgado hoje, a deputada do BE salienta também que "o transporte fluvial é essencial para meio milhão de pessoas" e é o "único transporte coletivo acessível aos concelhos ribeirinhos do Tejo que ainda não foi concessionado ou privatizado".

"A solução não é abrir o transporte de passageiros a mais uma concessão, mais uma privatização. Degradar para privatizar é um velho truque que não serve as populações. A solução é mais investimento público na Transtejo/Soflusa", concluiu a vereadora do BE na Câmara Municipal de Almada.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório