Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
21º
MIN 14º MÁX 21º

Audição à diretora regional de Cultura do Centro aprovada por unanimidade

A Comissão parlamentar de Cultura, Comunicação, Juventude e Desporto, reunida hoje, aprovou por unanimidade a audição à diretora regional de Cultura do Centro, Celeste Amaro, proposta apresentada pelo PCP, disse à Lusa fonte partidária.

Audição à diretora regional de Cultura do Centro aprovada por unanimidade
Notícias ao Minuto

20:43 - 13/03/18 por Lusa

Política Parlamento

"A comissão aprovou por unanimidade ouvir em audição a diretora regional de Cultura do Centro, não tendo ficado ainda agendada qualquer data", disse à agência Lusa fonte do grupo parlamentar comunista.

O PCP anunciou na passada sexta-feira a intenção de chamar Celeste Amaro à Assembleia da República, na sequência das declarações desta responsável, em que elogiou a companhia Leirena Teatro, de Leiria, por não ter pedido apoio do Estado.

As declarações de Celeste Amaro causaram "indignação e repúdio" por parte da Direção da Organização Regional de Leiria do PCP, deram origem a um requerimento do Bloco de Esquerda ao Ministério da Cultura e a uma exigência de demissão por parte de vários artistas da região, traduzida em petição, lançada com o Manifesto em Defesa da Cultura.

"É uma lição como um grupo de teatro profissional, com três atores, que se dedica de corpo e alma ao seu trabalho, vive sem pedir dinheiro, não incomoda a administração central", disse Celeste Amaro, em Leiria, no passado dia 02, na apresentação da programação da companhia Leirena Teatro.

Para os comunistas deste concelho, em comunicado enviado à Lusa, as afirmações da diretora regional "denotam um profundo desrespeito pelo conjunto dos artistas, companhias de teatro e outras estruturas artísticas que, com inúmeras e enormes dificuldades, desenvolvem esforços notáveis para promover a cultura, a sua fruição e produção".

Para o PCP/Leiria, "as declarações da diretora regional da Cultura são inaceitáveis a todos os níveis", considerando que Celeste Amaro "assume claramente e de forma quase insultuosa a defesa das supostas virtudes da ausência de apoios do Estado às estruturas artísticas não profissionais".

A diretora regional de Cultura do Centro, numa reação às críticas às suas declarações, afirmou, entretanto, que não quis criticar os grupos apoiados pelo Estado.

Num comunicado enviado à agência Lusa, a diretora regional de Cultura do Centro, Celeste Amaro, escreveu que, "em circunstância alguma", quis "pôr em causa o trabalho desenvolvido por todos os profissionais de teatro, independentemente das formas que encontram para financiar a sua atividade".

No documento, Celeste Amaro explica que quis "valorizar a forma" como o grupo Leirena Teatro "tem desenvolvido a sua atividade, sem necessitar de qualquer apoio financeiro da Administração Central, ao longo dos seus quase sete anos de existência".

"Destacar este modo de trabalho com a envolvência da comunidade, é sempre importante, sem que tal atitude ponha em causa quaisquer outras formas de financiamento", afirmou no mesmo documento.

O ministro da Cultura, Luís Filipe Castro Mendes, já declarou que as declarações de Celeste Amaro, não têm "a gravidade que lhes estão a atribuir".

"As declarações da senhora diretora, feitas num contexto que não era propriamente público, e como as explica, não me parece terem a gravidade que lhes estão a atribuir", afirmou Castro Mendes.

Depois de o PCP e o BE anunciarem a intenção de chamar Celeste Amaro à comissão da Cultura da Assembleia da República, o ministro frisou também que as questões serão respondidas "com a maior atenção" e que a diretora seria ouvida.

A companhia Leirena Teatro, que informou, entretanto, ir apresentar uma candidatura à Direção-Geral das Artes, para obter financiamento, disse também que não convidou Celeste Amaro para mostrar ter feito programação "sem subsídios" nem para se "comparar a nenhuma outra estrutura", mas sim como "desespero de causa", para dar a conhecer a programação para 2018 e mostrar as dificuldades em que se encontra.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório