Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
14º
MIN 14º MÁX 21º

Marques Guedes substitui Fernando Negrão na comissão de transparência

O deputado Luís do PSD Marques Guedes vai substituir Fernando Negrão na presidência da comissão eventual da transparência a partir de quarta-feira, disse hoje à agência Lusa o líder parlamentar social-democrata.

Marques Guedes substitui Fernando Negrão na comissão de transparência
Notícias ao Minuto

16:53 - 13/03/18 por Lusa

Política PSD

Na quarta-feira está agendada uma reunião da Comissão Eventual para o Reforço da Transparência no Exercício de Funções Públicas em que Negrão comunicará a impossibilidade de continuar a presidir aos trabalhos.

Assim, segundo disse à Lusa, o deputado e ex-líder parlamentar social-democrata Luís Marques Guedes será proposto, pelo PSD, para presidir à comissão.

Em 25 de janeiro, o PSD pediu a suspensão dos trabalhos da comissão devido à situação interna dos sociais-democratas, então em transição de liderança de Pedro Passos Coelho para Rui Rio.

A pausa nos trabalhos da comissão, criada em 2016 e que tem vindo a ser sucessivamente prolongada, permitira "uma reflexão maior" que beneficiaria "a busca de entendimentos alargados", sustentou o deputado do PSD Marques Guedes.

PS, BE, PCP e CDS-PP concordaram com a suspensão dos trabalhos.

A Comissão Eventual para o Reforço da Transparência no Exercício de Funções Públicas trabalha desde abril de 2016 em alterações a diversos diplomas, entre os quais a lei de controlo público de riqueza dos titulares de cargos políticos, lei dos crimes de responsabilidade dos titulares de cargos políticos, o regime jurídico de incompatibilidades e impedimentos dos titulares de cargos políticos e altos cargos públicos e o estatuto do deputado.

Em janeiro, o PS apresentou um pacote legislativo que inclui a regulação da atividade de lóbi, mudanças no registo de interesses e um Código de Conduta que limita a 150 euros o valor de ofertas aos deputados, que já gerou críticas públicas de alguns deputados socialistas.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório