Meteorologia

  • 29 MARçO 2024
Tempo
MIN 8º MÁX 15º

PSD questiona Governo sobre demissão de oficiais da FAP na Proteção Civil

O PSD questionou hoje o Governo sobre as demissões de três oficiais da Força Aérea Portuguesa (FAP) integrados na Autoridade Nacional da Proteção Civil (ANPC), entre as quais a do diretor de serviços de meios aéreos.

PSD questiona Governo sobre demissão de oficiais da FAP na Proteção Civil
Notícias ao Minuto

15:59 - 13/03/18 por Lusa

Política ANPC

Numa pergunta dirigida ao ministro da Defesa Nacional, Azeredo Lopes, o PSD quer saber quais são as medidas do Governo para ultrapassar esta situação.

Na sequência de uma recomendação da Assembleia da República para o aprofundamento da colaboração entre a FAP e a ANPC nas missões de socorro, resgate e combate a incêndios florestais, foram colocados na Proteção Civil três oficiais-superiores da FAP e, em outubro, foi nomeado formalmente como novo diretor dos meios aéreos o coronel da Força Aérea Cipriano Figueiredo, explicam os deputados sociais-democratas Pedro Roque, Bruno Vitorino e Luís Pedro Pimenta.

Segundo o PSD, apenas um dos oficiais permanece na ANPC e a Proteção Civil está sem diretor dos meios aéreos há cerca de três meses na sequência da demissão do coronel Cipriano Figueiredo em dezembro de 2017.

"Esta situação é bastante grave tanto mais que ainda se parece observar um impasse quanto ao aluguer de helicópteros e aviões para fazer face à nova época de incêndios florestais e os Kamov pertencentes ao Estado português estão todos inoperacionais", referem ainda os deputados.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório