Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
14º
MIN 13º MÁX 19º

Passos no ISCSP: "Estudantes não são os donos das universidades”

Vital Moreira diz que, pelos vistos, "há quem proponha o regresso à autogestão estudantil de maio de 1968", a propósito da contestação dos alunos do ISCSP à contratação do ex-primeiro-ministro como professor convidado.

Passos no ISCSP: "Estudantes não são os donos das universidades”
Notícias ao Minuto

12:28 - 12/03/18 por Melissa Lopes

Política Vital Moreira

Vital Moreira comenta a polémica em torno da reação negativa por parte da comunidade estudantil à contratação de Pedro Passos Coelho para ser professor no ISCSP, afirmando que os estudantes “são utentes” e não os “donos” das universidades e que a contratação do ex-primeiro-ministro tem “cabimento legal”.

Num artigo publicado no blog  Causa Nossa, Vital Moreira entende que a “apaixonada controvérsia” é “muito política e pouco académica”.

A propósito da polémica que, aliás deu origem a um abaixo-assinado na universidade, viu publicada no Twitter a seguinte afirmação: “Se a maioria dos alunos do ISCSP decidir que não quer Passos como professor, a direção do Instituto só tem de acatar a decisão”.

“E eu que julgava que os professores são recrutados pelos órgãos estatuários competentes das universidades, e não por via de referendo dos alunos”, comenta, sublinhando que, “pelos vistos, há quem proponha o regresso à autogestão estudantil de maio de 1968, há 50 anos”.

“Mas os estudantes são utentes, não os donos, das universidades!”, prossegue, rematando: “Para privilégio estudantil já basta beneficiarem de um serviço público que em grande parte não pagam e participarem no governo das suas instituições...”

Passos Coelho, recorde-se, foi contratado para dar aulas no próximo ano letivo como professor convidado catedrático na área de Administração Pública, situação que tem gerado debate nos últimos dias. 

Recomendados para si

;
Campo obrigatório