Meteorologia

  • 24 ABRIL 2024
Tempo
14º
MIN 13º MÁX 24º

Assunção Cristas assume bandeira da igualdade de género

A presidente do CDS-PP assumiu hoje a defesa da paridade na política e nas empresas, dizendo que deixará de responder a questões sobre a forma como concilia trabalho e família até a mesma pergunta ser colocada aos homens.

Assunção Cristas assume bandeira da igualdade de género
Notícias ao Minuto

14:30 - 11/03/18 por Lusa

Política Congresso

No discurso de encerramento do 27.º Congresso do CDS-PP, em Lamego, Assunção Cristas defendeu que o partido vai "continuar a persistir nas questões da natalidade", nas quais destacou "o grande tema da conciliação trabalho/família e da efetiva partilha de responsabilidades entre mães e pais trabalhadores".

"Nesta matéria permitam-me um parêntesis para uma nota mais pessoal: tomei a decisão de não responder mais a questões sobre como concilio trabalho e família, até ao momento em que essa mesma questão seja colocada aos homens que são pais e têm uma vida profissional e pública ativa", afirmou.

Para a líder do CDS, não é possível "continuar a ter um país em que mais de metade da população são mulheres", em que 61% do ensino superior feminino, que está, no entanto, "muito longe da paridade na política ou na direção das empresas e instituições".

"É tempo de mudar e estou convencida de que uma parte muito substancial da questão tem precisamente a ver com a compatibilização trabalho/família e o papel dos homens nesta equação", argumentou.

Neste Congresso, o CDS passou de 14 para 25% de mulheres na totalidade dos órgãos nacionais (152 homens e 48 mulheres), sendo um terço na comissão política nacional e na comissão executiva, os órgãos mais restritos de direção.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório