Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
21º
MIN 15º MÁX 21º

Professor catedrático Rui Nunes é candidato ao PSD/Porto

O professor catedrático da Faculdade de Medicina do Porto, Rui Nunes, anunciou hoje que é candidato à presidência da Distrital PSD do Porto, estrutura partidária agora liderada por Bragança Fernandes que termina o mandato em julho.

Professor catedrático Rui Nunes é candidato ao PSD/Porto
Notícias ao Minuto

19:17 - 07/03/18 por Lusa

Política PSD

Em comunicado, Rui Nunes anuncia que vai candidatar-se ao PSD/Porto e que na apresentação marcada para quinta-feira explicará "os princípios que norteiam a sua candidatura para este novo ciclo político".

"[A candidatura surge] numa altura em que são muitos os desafios que se deparam à maior estrutura distrital do partido, que sofreu um revés com os resultados das últimas eleições autárquicas", lê-se na nota.

Rui Nunes candidata-se ao PSD/Porto que é liderado pelo ex-presidente da câmara da Maia, Bragança Fernandes, desde 2016, altura em que sucedeu a Virgílio Macedo.

As eleições para a Distrital PSD do Porto ainda não estão marcadas, sendo que os mandatos são de dois anos.

Rui Nunes é professor catedrático da Faculdade de Medicina do Porto e presidente da Associação Portuguesa de Bioética.

Na nota remetida à agência Lusa, o candidato é descrito como uma "personalidade com grande intervenção política e social", sendo-lhe atribuído o rótulo de "pai do Testamento Vital".

Foi o primeiro presidente da Entidade Reguladora da Saúde, instituição onde é atualmente presidente do Conselho Consultivo, e integrou o Conselho Nacional de Ética para as Ciências da Vida (2003/2009), sendo também coordenador do Conselho Nacional para o Serviço Nacional de Saúde da Ordem dos Médicos.

Ainda de acordo com a nota biográfica remetida às redações, Rui Nunes foi também o fundador da plataforma "Fórum Democracia e Sociedade - Uma Agenda para Portugal", um movimento de reflexão sobre os grandes desafios da sociedade portuguesa, foi coordenador do programa "Porto Cidade de Ciência" e tem publicados 20 livros, entre os quais "Regulação da Saúde", "Testamento Vital" e "Democracia e Sociedade".

Rui Nunes é, ainda, responsável pela coordenação de uma equipa que apresentou à UNESCO [Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura] uma proposta para a implementação de uma Declaração Universal de Igualdade de Género, que está, refere o convite para a sessão de apresentação de candidatura, neste momento a ser apreciada.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório