Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 15º MÁX 21º

PS exige saber razões para Moreira manter "segredo" sobre chumbo do TdC

Os vereadores do PS na Câmara do Porto exigiram hoje "explicações urgentes" ao presidente da autarquia sobre o motivo pelo qual "manteve em segredo" o chumbo do Tribunal de Contas (TdC) à criação da Empresa Municipal de Cultura.

PS exige saber razões para Moreira manter "segredo" sobre chumbo do TdC
Notícias ao Minuto

17:00 - 07/03/18 por Lusa

Política Manuel Pizarro

Em comunicado, a vereação socialista adianta ter já pedido ao presidente da Câmara do Porto, o independente Rui Moreira, a marcação, "com a brevidade possível", de uma reunião extraordinária do executivo para debater este assunto.

Para o vereador Manuel Pizarro, manter "em segredo o acórdão do TdC" que chumba a proposta para a criação da empresa "é uma atitude muito grave, de falta de transparência, e que evidencia como todo este processo embaraça a atual maioria municipal".

Os quatro eleitos pelo PS exigem "explicações urgentes por parte do executivo liderado por Rui Moreira sobre a estratégia que vai ser seguida" e recordam que este chumbo do TdC "confirma todas as objeções colocadas pelo PS".

"Confirma-se agora que, como então dissemos, o processo enferma de graves problemas de legalidade e que não está confirmada a sustentabilidade económica da empresa que se pretendia criar", sustenta Manuel Pizarro, acrescentando que "isso não dispensa o respeito pela legalidade e o tratamento do assunto com transparência e rigor, ao contrário do que aconteceu neste caso".

O jornal Público divulgou hoje que o TdC chumbou a criação daquela empresa municipal, apontando "várias omissões" e "três ilegalidades no procedimento administrativo" para criar a empresa.

Aquele diário escreve que o TdC é particularmente crítico quanto ao Estudo de Viabilidade Económica e Financeira (EVEF) que a autarquia encomendou à BDO Consulting para legitimar a criação da empresa.

"Segundo o EVEF, a EMCP [Empresa Municipal de Cultura do Porto] seria uma entidade financeira e economicamente inviável dependente da atribuição de subsídios à exploração pela autarquia que, segundo o estudo, terão sempre de constituir mais de 80% das receitas totais", diz o órgão judicial citado pelo Público.

De acordo com o TdC, a deliberação que aprovou a criação da empresa apresenta-se "atingida pela mácula da nulidade prevista no artigo 20.º, n.º 6 do RJAEL [Regulamento Jurídico da Atividade Empresarial Local]".

O jornal refere que a apreciação do TdC abrange ainda o presidente da câmara, acusando-o de "intervir em múltiplas etapas" do referido procedimento administrativo, "violando" o Código do Procedimento Administrativo, bem como o Estatuto dos Eleitos Locais", o que "determina a anulabilidade dos atos praticados", refere o jornal.

Aprovada em julho de 2017 pela câmara, a proposta de constituição da empresa municipal foi contestada pelo PS, PSD e CDU, designadamente por ter sido apresentada a dois meses das eleições autárquicas.

Em resposta escrita à Lusa, a Câmara do Porto revelou hoje que vai recorrer do chumbo do TdC à criação da empresa municipal e confia que as dúvidas levantadas por aquele organismo fiquem "esclarecidas" com a resposta.

"A Câmara do Porto acredita que as dúvidas que foram levantadas pelo TdC estão esclarecidas no recurso já elaborado", indicou o gabinete de comunicação da autarquia, quando questionado sobre a rejeição do TdC à proposta de constituição de uma EMCP.

De acordo com a autarquia, "o recurso está pronto e deverá ainda hoje dar entrada no TdC", com vista a responder às "várias omissões" e às "três ilegalidades no procedimento administrativo" apontadas pelo tribunal à fundamentação apresentada pela câmara" para criar a EMCP.

Segundo o documento aprovado pela maioria, o capital da empresa será assegurado em dinheiro, com a transferência, pelo município, de 400 mil euros, e em espécie, do montante de 250 mil euros, "constituídas pelos bens móveis afetos aos equipamentos culturais", considerados indispensáveis ao desenvolvimento da empresa municipal a criar.

Em causa estará assegurar a gestão e programação do Cinema Batalha, galeria Municipal do Porto e respetivo auditório, Teatro do Campo Alegre, Rivoli e Sá da Bandeira.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório