Meteorologia

  • 25 JUNHO 2018
Tempo
18º
MIN 17º MÁX 18º

Edição

Grupo socialista no Parlamento Europeu vai eleger novo líder em março

O grupo dos socialistas no Parlamento Europeu (S&D) vai eleger um novo líder em 20 de março, em virtude da eleição de Gianni Pittella para o senado italiano, e até lá a deputada portuguesa Maria João Rodrigues será presidente interina, disse à Lusa fonte parlamentar.

Grupo socialista no Parlamento Europeu vai eleger novo líder em março
Notícias ao Minuto

11:00 - 07/03/18 por Lusa

Política S&D

Na reunião de hoje em Bruxelas do grupo da Aliança Progressista dos Socialistas e Democratas - a denominação da família socialista no Parlamento Europeu -, Pittella anunciou a sua saída, na sequência das eleições em Itália de domingo passado, tendo já sido estabelecido um calendário para a sua sucessão, com o prazo de candidaturas aberto até 12 de março e a eleição a ter lugar no dia 20.

Ao longo das próximas duas semanas a presidência será assumida interinamente por Maria João Rodrigues (vice-presidente) que, no entanto, não será candidata à presidência do grupo, disse à Lusa a mesma fonte parlamentar.

Maria João Rodrigues liderará assim a bancada socialista europeia na sessão plenária da próxima semana em Estrasburgo e no debate de 14 de março no hemiciclo com o primeiro-ministro, António Costa, sobre o futuro da UE.

Para já, o alemão Udo Bullman é apontado como o grande favorito à sucessão de Pittella na liderança da bancada do S&D, a segunda maior família política da assembleia europeia, com 195 deputados dos 28 Estados-membros, entre os quais oito portugueses eleitos pelo PS.

Recomendados para si

Seja sempre o primeiro a saber.
Acompanhe o site eleito pelo segundo ano consecutivo Escolha do Consumidor.
Descarregue a nossa App gratuita.

Apple Store Download Google Play Download

Campo obrigatório

Os cookies ajudam-nos a melhorar a sua experiência como utilizador.

Ao utilizar o nosso website, está a aceitar o uso de cookies e a concordar com a nossa política de utilização.