Meteorologia

  • 24 ABRIL 2024
Tempo
13º
MIN 13º MÁX 24º

Obras na Linha da Beira Baixa têm "timbre do atual Governo"

A Comissão Política Concelhia do PS da Guarda considerou hoje que as obras de modernização da Linha da Beira Baixa no troço Guarda - Covilhã "têm o timbre do Governo do PS".

Obras na Linha da Beira Baixa têm "timbre do atual Governo"
Notícias ao Minuto

17:01 - 06/03/18 por Lusa

Política PS

Segundo o líder da concelhia socialista, Agostinho Gonçalves, a modernização daquele troço da via ferroviária que liga as cidades da Guarda e da Covilhã estão "inseridas no âmbito do Plano Ferrovia 2020 - Projetar Portugal na Europa" e "têm o timbre do Governo do PS".

Em comunicado, a concelhia da Guarda do PS aponta ainda que a modernização do troço ferroviário tem "a marca do Governo do PS no desenvolvimento do interior e na defesa de uma maior coesão territorial".

"Na luta contra a interioridade e o isolamento este é o verdadeiro Movimento que o interior exige: o Movimento de pessoas e bens, potenciado por uma maior mobilidade com a criação de itinerários alternativos, a redução do tempo de percurso, o aumento dos níveis de conforto e das condições de segurança", assinala Agostinho Gonçalves.

Na nota, o PS/Guarda destaca algumas das intervenções previstas na empreitada, como a "concordância das Beiras através da criação de uma nova ligação entre as linhas da Beira Baixa e da Beira Alta e [a] construção de uma nova ponte sobre o rio Diz" e a "substituição integral da super-estrutura de via entre as Estações da Covilhã e Guarda e [a] eletrificação do troço Covilhã-Guarda".

O ministro do Planeamento e das Infraestruturas, Pedro Marques, esteve na segunda-feira, na Covilhã, onde decorreu a cerimónia do ato de consignação da empreitada da Linha da Beira Baixa e o lançamento dos trabalhos, que incluem a construção da Concordância das Beiras, troço de ligação entre a Linha da Beira Alta e a Linha da Beira Baixa.

O investimento total no projeto de modernização deste troço é de cerca de 77 milhões de euros, 52 milhões dos quais respeitantes à obra física, que permitirá reabrir um troço que estava fechado desde 2009.

A obra integra, entre outros trabalhos, a renovação integral de 36 dos 46 quilómetros do troço (dez já estão intervencionados), bem como a reabilitação de seis pontes centenárias, a remodelação de estações e apeadeiros, drenagem e estabilização de taludes e a iluminação e automatização e supressão de passagens de nível.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório