Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
16º
MIN 11º MÁX 18º

PSD questiona PS sobre "erros" que obrigam Portugal a devolver 88,9 milhões

O deputado do PSD Pedro Lynce pediu hoje explicações ao PS sobre os "erros" na aplicação das ajudas directas da Política Agrícola Comum (PAC) que obrigam Portugal a devolver 88,9 milhões de euros a Bruxelas.

PSD questiona PS sobre "erros" que obrigam Portugal a devolver 88,9 milhões
Notícias ao Minuto

13:46 - 07/09/12 por Lusa

Política PAC

A Rádio Renascença e outros órgãos de comunicação social noticiaram hoje que Portugal vai ter de devolver a Bruxelas cerca de 88,9 milhões de euros destinados à agricultura por "erros graves" e "falhas" no controlo nacional do pagamento das ajudas directas da PAC durante a governação do PS.

Em declarações à agência Lusa, Pedro Lynce considerou a situação "perfeitamente lamentável" porque, disse "já em 2005 a União Europeia vinha alertando Portugal para esta situação" e criticou os socialistas: "Infelizmente, em 2006 e 2007 a fiscalização foi desastrosa, não só pelos atrasos, como pela maneira como foi feita - foi dada a avaliadores cuja certificação era bastante duvidosa".

"Agora temos estas consequências. Por isso, sinceramente, eu gostava que o PS dissesse aos agricultores como é que chegou a esta situação, de quem é a responsabilidade", acrescentou o deputado e vice-presidente do grupo parlamentar do PSD.

Pedro Lynce questionou "como é que há condições para retirar 88,9 milhões de euros do Ministério da Agricultura", referindo que essa verba "é praticamente metade daquela que Portugal investe anualmente para que o PRODER (Programa de Desenvolvimento Rural) avance, e por isso não é irrisória".

No seu entender, os investimentos e os apoios aos agricultores vão ser afectados, "com reflexos na balança comercial e no emprego".

Recomendados para si

;
Campo obrigatório