Meteorologia

  • 16 ABRIL 2024
Tempo
18º
MIN 13º MÁX 26º

Parlamento chama ministra para falar sobre relatório do comité da tortura

A ministra da Justiça, Francisca van Dunem, vai ao parlamento, em data a anunciar, falar sobre o relatório do Comité para a Prevenção da Tortura (CPT) que alertou para o excesso de isolamento na prisão de Monsanto.

Parlamento chama ministra para falar sobre relatório do comité da tortura
Notícias ao Minuto

12:07 - 28/02/18 por Lusa

Política Van Dunem

O pedido do PSD foi feito na terça-feira, logo no dia em que o relatório do CPT relativo ao ano de 2016 foi divulgado, e hoje aprovado na reunião da comissão de Assuntos Constituicionais, Direitos, Liberdades e Garantias.

O Comité para a Prevenção da Tortura (CPT) alertou que a situação da prisão de alta segurança de Monsanto (Lisboa) não mudou desde 2013, com a maioria dos reclusos em isolamento nas celas 21 a 22 horas por dia.

Para Carlos Peixoto, deputado do PSD, a importância das questões levantadas no relatório justifica ouvir quanto antes a titular da Justiça, com responsabilidade quanto aos serviços prisionais, dado que a próxima reunião regimental só está prevista para 11 de abril.

Luís Marques Guedes, também do PSD, afirmou que "é muito tarde" esperar pela reunião de 11 de abril para abordar o assunto.

O presidente da comissão, o socialista Pedro Bacelar Vasconcelos, não tinha agendado o requerimento para hoje, por achar que o assunto mereceria uma "reflexão mais profunda", "uma outra atenção e seriedade" por parte dos deputados, mas a votação acabou por fazer-se e por unanimidade.

Para Bacelar Vasconcelos, o relatório levanta questões não só ao Ministério da Justiça, mas também ao Ministério da Administração Interna e ao Provedor de Justiça.

Logo na terça-feira, o Ministério da Justiça esclareceu que em todas as cadeias referidas pelo Comité de Prevenção da Tortura registou-se uma "significativa diminuição da população prisional e da respetiva taxa de ocupação".

O diretor-geral dos Serviços Prisionais (DGSP) garantiu hoje que a maioria das queixas sobre maus tratos relatada no relatório do Comité de Prevenção da Tortura é infundada e que as que não são levaram a procedimentos disciplinares.

Na reunião de hoje da comissão de Assuntos Constitucionais foram também discutidos dois projetos de resolução, do PSD e do PEV, com recomendações ao Governo sobre o combate ao tráfico de seres humanos.

Durante o debate, os dois partidos entenderam-se para ser apresentado um texto único, a votar pelos deputados, em plenário.

A deputada do PS Elza Pais informou que o Governo se prepara para aprovar, em 08 de março, o novo Plano Nacional de Prevenção e Combate ao Tráfico de Seres Humanos.

Esta é uma matéria, a do Tráfico de Seres Humanos, em que não deve haver "uma partidarização", nas palavras de Marques Guedes, nem deve ser "arma de arremesso", como disse António Filipe, do PCP.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório