Meteorologia

  • 18 ABRIL 2024
Tempo
17º
MIN 16º MÁX 25º

Deputados do PSD elegem coordenadores da bancada na 6.ª feira

Os deputados do PSD vão eleger na próxima sexta-feira os coordenadores e vice-coordenadores da bancada, depois de na semana passada a direção de Fernando Negrão ter sido eleita com menos de 40% dos votos.

Deputados do PSD elegem coordenadores da bancada na 6.ª feira
Notícias ao Minuto

16:12 - 27/02/18 por Lusa

Política Parlamento

A eleição decorrerá no dia 02 de março, entre as 10:00 e as 13:00, e servirá para eleger os 12 coordenadores e 14 vice-coordenadores propostos por Fernando Negrão.

Na semana passada, a direção da bancada parlamentar, composta pelo presidente, sete vice-presidentes e três secretários, foi eleita com 35 votos favoráveis, 32 brancos e 21 nulos, tendo votado 88 dos 89 deputados.

Após a eleição da próxima sexta-feira deverão estar reunidas as condições para que o novo presidente do PSD, Rui Rio, se reúna, pela primeira vez, com o grupo parlamentar, depois de na segunda-feira, à saída de um almoço com o Presidente da República, ter sido questionado sobre o tema.

"O grupo parlamentar não tem a direção toda eleita ainda, deixe eleger a direção toda, deixe estabilizar", respondeu Rio.

Como coordenadores das comissões parlamentares, a lista de Fernando Negrão propõe os deputados Andreia Neto (substitui Carlos Peixoto na Comissão de Assuntos Constitucionais), José Cesário (mantém-se na de Negócios Estrangeiros), Pedro Roque (mantém-se na de Defesa), Carlos Gonçalves (que substitui Duarte Marques na Comissão de Assuntos Europeus), Duarte Pacheco (mantém-se na Comissão de Orçamento), Paulo Rios (substitui António Costa Silva na Economia), Maurício Marques (mantém-se na Agricultura), Pedro Pimpão (substitui Nilza Sena na de Educação), Ricardo Baptista Leite (substitui Ângela Guerra na Saúde), Mercês Borges (mantém-se na de Trabalho), Jorge Paulo Oliveira (mantém-se na Comissão de Ambiente) e José Carlos Barros (mantém-se na de Cultura).

Como vice-coordenadores são propostos os deputados Sandra Pereira, Paulo Neves, Bruno Vitorino, Ana Oliveira, Cristóvão Crespo, Inês Domingos, Joel Sá, Fátima Ramos, António Lima Costa, Álvaro Batista, Luís Vales, Clara Marques Mendes, Bruno Coimbra, Susana Lamas.

Como vice-presidentes da bancada foram eleitos na semana passada Adão Silva, Carlos Peixoto, António Leitão Amaro, António Costa da Silva, Emídio Guerreiro, Margarida Mano e Rubina Berardo.

Como secretários da direção, estão também já eleitos Bruno Coimbra e Clara Marques Mendes (que acumulam com a função de vice-coordenadores) e Manuela Tender.

O facto de Negrão ter na sua lista 35 nomes e ter obtido 35 votos favoráveis -- a que se somarão como certos os dos deputados e membros da direção de Rio Feliciano Barreiras Duarte e António Topa -- levou o novo líder parlamentar a apontar para a existência de "um problema ético" na bancada, uma vez que terá havido pessoas que aceitaram o seu convite mas depois não votaram na direção.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório