Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
14º
MIN 13º MÁX 19º

"Rio anti-Passos Coelho" mas continua com "alguns problemas"

O comentador político fez um balanço da primeira semana de Rui Rio na liderança do PSD. "Pode não ter corrido muito bem, mas teve uma ideia. E qual foi? Demarcar-se de Passos Coelho", afirmou.

"Rio anti-Passos Coelho" mas continua com "alguns problemas"
Notícias ao Minuto

22:14 - 25/02/18 por Tiago Miguel Simões

Política Marques Mendes

No seu espaço de comentário político que sucede o Jornal da Noite da SIC, Marques Mendes falou sobre a primeira semana de Rui Rio à frente do PSD. 

“Eu acho que não foi uma semana brilhante para Rui Rio. Não foi uma semana brilhante porque teve muitos casos”, começou por dizer falando depois numa estratégia bem vincada.

“Rui Rio preocupou-se em ter uma ideia central. Pode não ter corrido muito bem, mas teve uma ideia. E qual foi? Demarcar-se de Passos Coelho. Ser uma espécie de anti-Passos. Rio anti-Passos Coelho. Como quem diz, não houve só uma mudança de lider, houve uma mudança de ciclo”, explicou. 

“E onde se viu isto?”, perguntou e respondeu o social-democrata. “No diálogo com António Costa. Passos não dialogava, Rio passou a dialogar. Passos Coelho tinha uma política de justiça. Com Elina Fraga, Rio vem afirmar que têm uma política de justiça diferente. Confronto com os deputados. Passos nunca faria isso, não era do seu estilo. Rui Rio disse ‘estou habituado e até gosto’. É uma estratégia, chamada estratégia anti-Passos. Percebe-se a ideia que é demarcar-se do passado que não correu bem ao PSD”, afirmou, apontando ainda assim algumas fragilidades nesta estratégia. 

“Acho que tem alguns problemas. O PSD anda desaparecido em combate desde das autárquicas, há cinco meses. Pois bem, um líder da oposição começar o seu mandato a negociar com o governo, em vez de fazer oposição, é um pouco original”, referiu deixando uma adenda: esses temas estão na agenda de António Costa.

“São os acordos que o Primeiro Ministro deseja. E os acordos de Rui Rio?”, questionou.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório