Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
19º
MIN 15º MÁX 21º

Bloco de Esquerda defende debate amplo sobre serviço público de televisão

O Bloco de Esquerda (BE) defendeu hoje um amplo debate público sobre o serviço público de televisão em Portugal, considerando que a RTP "é um serviço público, não é só um conjunto de rádios e televisões".

Bloco de Esquerda defende debate amplo sobre serviço público de televisão
Notícias ao Minuto

16:39 - 24/02/18 por Lusa

Política Debate

No início de um debate que decorre esta tarde na Casa da Imprensa, em Lisboa, a coordenadora do Bloco de Esquerda, Catarina Martins, mostrou-se preocupada com a "suborçamentação e falta de capacidade para a RTP atuar nas diferentes dimensões em que tem de atuar".

Vincando que o debate desta tarde não é um ataque à RTP, mas sim um contributo para o debate sobre a televisão pública em Portugal, Catarina Martins acrescentou que o Bloco está também "preocupado com as condições dos profissionais que trabalham na RTP e as condições técnicas em que está a operar", porque a estação pública "deve ser um exemplo do ponto de vista tecnológico".

Para a coordenadora do BE, o debate deve também colmatar a "falta de pensamento público do próprio papel que a RTP deve ter e a que obrigações deve responder".

Na intervenção que serviu de introdução para o debate que está a decorrer, e que reúne os jornalistas Isabel Moreira, José Manuel Rosendo, João Fernando Ramos e Ricardo Alexandre, a líder do Bloco de Esquerda salientou a importância do debate numa altura em que "a falta de condições da própria RTP está a criar um cenário de crescente externalização dos seus serviços, que é uma forma de privatização parcial".

Depois do painel sobre 'A independência do serviço público de informação', os historiadores António Reis e Bruno Cabral juntam-se a Rosário Vivaldo, do museu RTP, para debater as 'Funções do serviço público nos planos cultural, da memória e da produção audiovisual".

Por último, o debate sobre 'Quem paga? Quem manda? Sustentabilidade e tutela do serviço público', terá a participação do jornalista António Louçã, do cineasta António Pedro Vasconcelos e da jornalista Margarida Metello.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório