Meteorologia

  • 19 MARçO 2024
Tempo
13º
MIN 12º MÁX 21º

Fernando Negrão é o novo líder da bancada parlamentar do PSD

Com 39,7% dos votos, Negrão sucede a Hugo Soares na liderança da bancada parlamentar dos sociais-democratas.

Fernando Negrão é o novo líder da bancada parlamentar do PSD
Notícias ao Minuto

17:40 - 22/02/18 por Notícias Ao Minuto com Lusa

Política Partidos

Fernando Negrão é o novo líder da bancada parlamentar do PSD. O social-democrata foi eleito com 39%, uma percentagem curta mas que permitiu a sua eleição. 

"Foi eleito o deputado Fernando Negrão para líder do grupo parlamentar com 39,7%", refere a ata da eleição lida pela assessora do grupo parlamentar do PSD.

De acordo com o regulamento interno do grupo parlamentar, "a Direção é eleita pelo método maioritário, com o mandato de duas sessões legislativas".

O novo líder parlamentar, único candidato ao cargo, teve 35 votos a favor, 32 brancos e 21 nulos. 

O deputado Pedro Pinto não votou, por discordar das eleições. 

Desta forma, Negrão substitui Hugo Soares, que abandonou o cargo depois de conversar com o novo líder do PSD, Rui Rio, que tem outras pretensões para a liderança do partido no Parlamento.

Negrão apresentou uma lista de apenas sete vice-presidentes, contra os 12 anteriores, cinco dos quais foram apoiantes de Rui Rio.

Hugo Soares tinha sido eleito líder parlamentar em 19 de julho do ano passado com 85,4% de votos, correspondentes a 76 votos favoráveis, 12 votos brancos e um nulo.

Este resultado significa que Fernando Negrão teve ainda menos votos do que a totalidade dos deputados que integravam as suas listas, compostas por 35 parlamentares, entre sete vice-presidentes, três secretários, 12 coordenadores e 14 vice-coordenadores.

Na quarta-feira, Negrão recusou colocar uma fasquia para assumir o cargo, dizendo que depois dos resultados faria a sua leitura e "tiraria as consequências".

Recomendados para si

;
Campo obrigatório