Meteorologia

  • 19 MARçO 2024
Tempo
12º
MIN 12º MÁX 21º

Cristas defende "trabalho de proximidade" para combater populismos

A presidente do CDS-PP, Assunção Cristas, vai levar ao encontro de líderes da União Democrática Internacional a experiência dos centristas portugueses do "trabalho de proximidade", que envolve as conferências "Ouvir Portugal", como um antídoto contra os populismos.

Cristas defende "trabalho de proximidade" para combater populismos
Notícias ao Minuto

20:00 - 20/02/18 por Lusa

Política CDS

"Falarei do trabalho de proximidade, da necessidade de estarmos próximos das pessoas e também de estudarmos os assuntos, como acontece com o 'Ouvir Portugal'. Esta lógica de trabalho, de estar próximo das pessoas, é também uma forma de combate aos populismos", disse Assunção Cristas à Lusa.

A líder centrista antecipava, assim, o teor da sua intervenção na reunião de líderes da International Democratic Union (IDU), que decorre na quarta-feira em Madrid, no âmbito da qual se encontrará com o presidente do Governo espanhol, Mariano Rajoy, com quem procurará falar das questões da água.

"É um encontro conjunto com os restantes líderes, mas em havendo oportunidade certamente que lhe falarei das questões que me preocupam muito, que têm a ver com as alterações climáticas e o tema da água", afirmou Assunção Cristas.

Para a presidente do CDS, estas são matérias que devem ser analisadas em conjunto pelos países ibéricos, tendo em conta a prioridade que constituem para Portugal e Espanha no âmbito do próximo quadro financeiro comunitário.

Na sua intervenção perante os outros líderes da IDU, que reúne 80 partidos conservadores e democratas-cristãos de centro e centro-direita, Assunção Cristas falará também da sua experiência enquanto mulher dirigente partidária e dos "objetivos do CDS em aumentar a participação das mulheres", já que as questões de género constam da agenda do encontro.

Também a questão da Catalunha será tratada no encontro de dirigentes de centro e centro-direita, explicou Assunção Cristas, sublinhando a necessidade de respeito pela Constituição e pelas regras do Estado de direito democrático.

A iniciativa "Ouvir Portugal" pretende recolher contributos para o programa eleitoral do CDS-PP, com conferências temáticas em que intervêm independentes, e também através da recolha de sugestões e propostas junto dos eleitores, que são convidados a enviá-las por correio, correio eletrónico e através das redes sociais para o partido.

Este modelo replica a forma como Assunção Cristas construiu o programa eleitoral e a campanha autárquica a Lisboa, pela qual se tornou a segunda força política na capital, com 21%, passando de um para quatro vereadores.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório