Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 15º MÁX 21º

PSD quer auditoria a hospital de Castelo Branco devido a listas de espera

Os deputados do PSD por Castelo Branco enviaram hoje ao ministro da Saúde um requerimento a pedir uma auditoria à Unidade Local de Saúde local para verificar se houve ou não retirada de doentes das listas de espera.

PSD quer auditoria a hospital de Castelo Branco devido a listas de espera
Notícias ao Minuto

21:39 - 19/02/18 por Lusa

Política Deputados

"Queremos saber se há ou não, manipulação nas listas de espera do Hospital Amato Lusitano (HAL). Temos fundadas suspeitas que têm estado a ser subtraídos doentes das listas de espera por critérios cujo objetivo é limpar essas listas", afirmou à agência Lusa, o deputado social-democrata Manuel Frexes.

Os dois deputados do PSD eleitos pelo círculo de Castelo Branco, Manuel Frexes e Álvaro Batista, enviaram hoje um requerimento ao ministro da Saúde, Adalberto Campos Fernandes, onde pedem, que seja ordenada com caráter de urgência, uma auditoria à ULS de Castelo Branco, que integra o Hospital Amato Lusitano (HAL).

"Os deputados subscritores vêm requerer a V. Exª que seja ordenada com carácter de urgência uma auditoria à ULS de Castelo Branco / Hospital Amato Lusitano, por parte da Inspeção-Geral das Atividades em Saúde, tendo como objetivo verificar se houve ou não retiradas de doentes das listas de espera para consultas e cirurgias sem o seu conhecimento (...)", lê-se no documento.

Querem ainda que se esclareça se isso aconteceu sem te ter verificado se os doentes continuavam ou não a necessitar dos respetivos cuidados de saúde e, em caso afirmativo, querem que sejam identificados os autores ou responsáveis, propondo os mecanismos adequados ao seu sancionamento.

Os social-democratas sublinham que a ULS de Castelo Branco vem apresentando listas de espera "extremamente" longas, quer para consultas, quer para cirurgias em várias áreas de especialidade, facto que tem vindo "a prejudicar severamente" todos os utentes do sul do distrito de Castelo Branco.

"Verifica-se depois que, para além das longas listas de espera, veio recentemente ao conhecimento dos subscritores a existência de várias queixas de utentes, uma delas até com expressão pública, afirmando que terá ocorrido a exclusão de utentes das listas de espera sem prévio conhecimento dos doentes, também sem cuidar de saber da evolução da respetiva evolução clínica", sustentam.

Alertam ainda para o facto das populações servidas pelo HAL, apresentarem em geral, índices de envelhecimento muito elevados, pelo que deviam merecer uma especial atenção por parte da direção da ULS e do atual Governo.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório