Meteorologia

  • 27 ABRIL 2024
Tempo
12º
MIN 11º MÁX 17º

Queixa-crime "foi uma decisão que tomei em consciência" como bastonária

Elina Fraga, nomeada vice-presidente do PSD, falou à RTP3 sobre a sua decisão como bastonária da Ordem dos Advogados em apresentar uma queixa-crime, em 2014, contra todos os ministros do Governo de Pedro Passos Coelho.

Queixa-crime "foi uma decisão que tomei em consciência" como bastonária
Notícias ao Minuto

12:54 - 18/02/18 por Anabela de Sousa Dantas

Política Elina Fraga

A recém-nomeada vice-presidente do PSD, Elina Fraga, fez as suas primeiras declarações à RTP3 negando qualquer traição ao partido por uma decisão tomada em 2014 na qualidade de bastonária da Ordem dos Advogados.

"Muitas pessoas nem sequer têm consciência do circunstancialismo em que foi apresentada a queixa-crime, na altura, contra os membros do Governo que aprovaram o mapa judiciário", indicou.

"Não é uma decisão pessoal, foi uma decisão que tomei em consciência, aprovada na assembleia-geral da Ordem dos Advogados", acrescentou.

A nomeação de Elina Fraga causou, relembre-se, desconforto entre alguns militantes do partido, tendo inclusive vindo a público algumas críticas. Paula Teixeira da Cruz, por exemplo, uma das visadas pela queixa-crime, na altura, acusou Rui Rio de "traição".

"Não me arrependo dessa decisão, exatamente porque cumpri aquilo que era a função de uma bastonária, a defesa do Estado de Direito e a defesa dos direitos, liberdades e garantias do cidadão", afirmou, sublinhando que se tratou de "talvez uma das assembleias-gerais mais participadas da Ordem".

"Estavam lá advogados de todos os quadrantes políticos", acrescentou.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório