Meteorologia

  • 19 MARçO 2024
Tempo
15º
MIN 12º MÁX 21º

Reunião termina hoje com eleição dos novos órgãos e discurso de Rio

O 37.º Congresso do PSD termina hoje com o discurso de encerramento do presidente Rui Rio, após a eleição dos órgãos nacionais, sendo a principal novidade a escolha de Elina Fraga para uma das vice-presidências.

Reunião termina hoje com eleição dos novos órgãos e discurso de Rio
Notícias ao Minuto

06:13 - 18/02/18 por Lusa

Política PSD

Os delegados votam, entre as 09:00 e as 11:00, as listas do líder para a Mesa do Congresso, a Comissão Política Nacional e a Comissão Nacional de Auditoria Financeira.

No que respeita aos órgãos com representação proporcional, foram entregues oito listas para o Conselho Nacional, entre as quais a encabeçada pelo ex-primeiro-ministro Pedro Santana Lopes em consenso com Rui Rio, e quatro para o Conselho de Jurisdição Nacional.

A sessão de encerramento da reunião magna do PSD, que decorre no Centro de Congressos de Lisboa, está marcada para as 13:00, com a proclamação dos eleitos e o discurso de encerramento do presidente do partido.

O segundo discurso de Rui Rio será, de acordo com fontes do partido, mais virado para o país, depois de na sexta-feira ter sobretudo clarificado o posicionamento do PSD e os desafios internos.

No final dos trabalhos, marcarão presença uma delegação centrista encabeçada pela líder do CDS-PP, Assunção Cristas, a secretário-geral adjunta do PS, Ana Catarina Mendes. O PCP faz-se representar pelos dirigentes Armindo Miranda e Ana Gusmão e o Partido Ecologista "Os Verdes" (PEV) estará representado por dois dirigentes nacionais, Joana Silva e Rogério Cassona. O BE, como habitualmente, não envia qualquer delegação.

O segundo dia de trabalhos ficou marcado pela intervenção do ex-líder parlamentar Luís Montenegro que anunciou que vai deixar o parlamento a 05 de abril, 16 anos depois de ter tomado posse, e prometeu ao partido que poderá no futuro disputar a liderança.

"Conhecem a minha convicção e a minha determinação, se for preciso estar cá, eu cá estarei, para o que der e vier, sem receio de nada e sem estar por conta de ninguém, sou totalmente livre", afirmou Montenegro, na intervenção mais aplaudida de sábado, a par da de Pedro Santana Lopes.

O candidato derrotado à liderança fez uma intervenção a apelar à unidade e convergência, explicando que foi em nome do "sentido de responsabilidade" que aceitou um entendimento com Rio para listas de unidade à maioria dos órgãos nacionais.

Por seu lado, o ex-vice-presidente do PSD Nuno Morais Sarmento saudou, "sem pudor nem vergonha", a eleição de Marcelo Rebelo de Sousa para Presidente, a quem pediu que apoie e patrocine pactos de regime.

Antes da meia-noite, a moção de estratégia global do presidente eleito do PSD, Rui Rio, foi aprovada por unanimidade.

As 21 propostas temáticas foram também todas aprovadas, incluindo uma proposta que defende um debate para a legalização "responsável e segura" do uso da canábis para fins terapêuticos e recreativos.

O segundo dia do congresso ficou ainda marcado pelo anúncio da nova direção de Rui Rio: David Justino, Elina Fraga, Isabel Meireles, Manuel Castro Almeida, Nuno Morais Sarmento e Salvador Malheiro são os novos vice-presidentes do PSD e Feliciano Barreiras Duarte o futuro secretário-geral dos sociais-democratas.

A escolha de Elina Fraga provocou uma reação indignada da ex-ministra da Justiça Paula Teixeira da Cruz, que acusou Rui Rio de traição, uma vez que a ex-bastonária da Ordem dos Advogados, em 2014, apresentou uma queixa contra todos os ministros do Governo PSD/CDS de Pedro Passos Coelho que aprovaram o mapa judiciário.

Outro sinal de descontentamento no sábado partiu de algumas distritais, como Viseu, Setúbal ou Porto, que se sentiram pouco representadas nos órgãos nacionais, fruto da negociação entre Rui Rio e Pedro Santana Lopes.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório