Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
15º
MIN 11º MÁX 18º

"Palavras de Santana são o discurso que o PSD precisava"

O antigo deputado do PSD José Eduardo Martins considerou hoje que o a intervenção do candidato derrotado à liderança do partido, Pedro Santana Lopes, foi "importante e conciliatória" e o "discurso que o PSD precisava".

"Palavras de Santana são o discurso que o PSD precisava"
Notícias ao Minuto

07:15 - 18/02/18 por Lusa

Política José Eduardo Martins

Em declarações aos jornalistas no final da intervenção do também antigo primeiro-ministro, José Eduardo Martins considerou que este foi "um discurso importante, conciliatório, e o Pedro Santana Lopes deu o exemplo".

Este foi então "um discurso que o PSD precisava", salientou o ex-candidato à Assembleia Municipal de Lisboa nas últimas eleições autárquicas.

Na intervenção que fez no segundo dia do 37.º Congresso Nacional do PSD, o candidato derrotado à liderança do partido, Pedro Santana Lopes, prometeu a Rui Rio a "unidade e convergência" que considera que nem sempre os seus apoiantes deram ao anterior presidente, Pedro Passos Coelho.

Falando já depois da meia-noite, Santana Lopes insurgiu-se também contra o que chamou de "chico-espertismo" dos que tentam condicionar o novo líder.

"Não gostei de ver tentarem condicionar-te mal foste eleito e mesmo antes de tomares posse aqui neste congresso. Tu ganhaste, tens todo o direito a executar esta estratégia", defendeu, acrescentando, porém, que também existe o direito de discordar.

Questionado também sobre a intervenção do ex-líder da bancada parlamentar social-democrata, Luís Montenegro, que na reunião magna do partido anunciou que vai deixar a Assembleia da República em abril, e disse que poderá disputar a liderança no futuro, José Eduardo Martins considerou que "teria sido mais correto se o Luís pensava estas coisas tê-las-ia dizendo ao longo da campanha eleitoral do PSD, em que esteve muito silente".

"Tivemos três meses para dizer tudo o que pensávamos. Tenho pena que o Luís só tenha dito isto tudo aqui no congresso, mas é a posição dele, tem de se respeitar", rematou.

A reunião magna dos sociais-democratas termina hoje no centro de Congressos de Lisboa.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório