Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
13º
MIN 13º MÁX 19º

Congresso do PSD começa com 22 minutos de atraso

O 37.º Congresso Nacional do PSD, de confirmação de Rui Rio como presidente dos sociais-democratas, começou hoje às 21h22 no Centro de Congressos de Lisboa.

Congresso do PSD começa com 22 minutos de atraso
Notícias ao Minuto

21:38 - 16/02/18 por Lusa

Política Lisboa

Minutos antes, pontualmente às 21h00, chegou o líder cessante, Pedro Passos Coelho, que atravessou o corredor da sala, decorada a laranja, a cor do PSD.

Só quando as imagens transmitidas para os dois ecrãs mostraram Passos Coelho se ouviram aplausos dos congressistas que ainda não enchiam a sala.

Depois, às 21h20, chegou o presidente eleito, Rui Rio, recebido por Pedro Passos Coelho, por entre aplausos.

O presidente da mesa do congresso, Fernando Ruas, declarou abertos os trabalhos dois minutos depois, às 21h22.

Os trabalhos foram abertos pelo líder da concelhia de Lisboa, Paulo Ribeiro, que, a poucos metros do Padrão dos Descobrimentos, disse esperar que o local sirva "de inspiração" para o partido abrir "novas rotas" para a vitória.

Para "a terceira vitória consecutiva em eleições legislativas", afirmou Paulo Ribeiro.

Os congressistas aplaudiram de pé o líder cessante, Pedro Passos Coelho, o mesmo fazendo, na primeira fila, o novo líder, Rui Rio, e Pedro Santana Lopes, derrotado nas eleições de 13 de janeiro.

Outra ovação grande foi para o secretário-geral cessante, José Matos Rosa.

Ao contrário de outras reuniões magnas, o palco do congresso não tem lema, apenas a referência ao número do congresso, 37.º, a referência ao congresso e a data, de 16 a 18 de fevereiro de 2018.

Depois de Paulo Ribeiro, seguem-se a intervenção de Passos Coelho, que esteve à frente do partido desde março de 2010.

Rui Rio fará depois o seu primeiro discurso perante os congressistas. Após as intervenções iniciais, os trabalhos prosseguem com a apresentação de parte das duas dezenas de propostas temáticas.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório