Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
13º
MIN 13º MÁX 19º

PEV quer "potenciar" Linha do Leste com intercidades Lisboa e Badajoz

O Partido Ecologista 'Os Verdes' (PEV) desafiou a administração da CP - Comboios de Portugal a criar uma ligação intercidades entre Lisboa e Badajoz (Espanha), potenciando desta forma a Linha do Leste, anunciou hoje o partido.

PEV quer "potenciar" Linha do Leste com intercidades Lisboa e Badajoz
Notícias ao Minuto

13:09 - 16/02/18 por Lusa

Política Transportes

Esta proposta está inserida num conjunto de cinco que os ecologistas apresentaram à administração da CP, no sentido de melhorar o serviço ferroviário de passageiros e promover o turismo ferroviário na Linha do Leste, potenciando também as festas do distrito de Portalegre e a classificação de Elvas como Património da Humanidade.

"Esta proposta [criação da ligação intercidades entre Lisboa e Badajoz], no mínimo com um comboio uma vez por semana, poderia ser feita numa primeira fase aos fins de semana a título experimental. Eu considero que seria interessante", disse a dirigente do PEV Manuela Cunha, em declarações à agência Lusa.

'Os Verdes' defendem que a proposta deverá ser "estudada, trabalhada e planeada" nos próximos tempos, reconhecendo que a mesma "não pode ser executada" de imediato por "carência de material circulante".

Na reunião que o PEV efetuou com a administração da CP foram apresentadas mais quatro propostas, nomeadamente direcionadas para a melhoria dos serviços de passageiros e promoção do turismo através da ferrovia.

"É fundamental a criação de outro horário na Linha do Leste, nomeadamente dois horários de ida e volta entre o Entroncamento e Badajoz e vice-versa, um de manhã mais cedo, e outro ao fim da tarde, coincidindo com aquilo que chamamos, em termos urbanos, a hora de ponta", explicou.

A terceira proposta que o PEV apresentou é direcionada para o ajuste do horário existente, defendendo o alargamento do tempo de permanência de um comboio em Badajoz.

"O atual serviço chega a Badajoz e regressa com um horário demasiado próximo, não permitindo que alguém que venha a Badajoz ou a Elvas tenha tempo suficiente para fazer qualquer coisa", lamentou.

Manuela Cunha considera que este problema na Linha do Leste está também relacionado com a "falta de material circulante", defendendo que o Governo deve avançar com os concursos públicos para a aquisição de material.

"A pressão que 'Os Verdes' querem fazer é que o Governo despache os concursos públicos para a aquisição de material, para ser adaptado às necessidades portuguesas. Nós temos outra bitola e temos que adaptar os comboios", defendeu.

No que diz respeito ao setor do turismo, o PEV apresentou uma proposta à administração da CP para a criação da 'Rota das Linhas de Elvas'.

"Os cidadãos conhecem as rotas das cerejeiras e das amendoeiras em flor, uma oferta de turismo ferroviário. Neste caso colocávamos Elvas que, como Património da Humanidade, tem uma oferta turística excecional", defendeu.

Manuela Cunha, que revelou ainda que a administração da CP ficou "sensibilizada" com esta proposta, defendeu que este tipo de projeto relacionado com o turismo ferroviário poderá ter "grande sucesso".

O PEV apresentou ainda uma proposta à CP para a criação de comboios com horários adaptados, nomeadamente para dar resposta aos grandes eventos culturais e religiosos no distrito de Portalegre, como a Feira de São Mateus em Elvas, a Feira de Doçaria Conventual de Portalegre, o Festival do Crato ou a Feira Medieval de Avis.

"Queremos trabalhar este projeto com as autarquias, com a Entidade Regional de Turismo do Alentejo, para pressionar neste sentido. A nós pareceu-nos que houve alguma abertura por parte da CP, haja material circulante para o fazer", concluiu.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório