Meteorologia

  • 16 ABRIL 2024
Tempo
15º
MIN 13º MÁX 26º

"Apoiamos criação de recursos próprios da União Europeia"

O primeiro-ministro, António Costa, defendeu hoje o aumento das contribuições dos estados-membros da União Europeia e a "criação de recursos próprios", pela via da "taxação da economia digital", das transações financeiras ou da economia do carbono.

"Apoiamos criação de recursos próprios da União Europeia"
Notícias ao Minuto

16:54 - 14/02/18 por Lusa

Política António Costa

"Para que haja mais recursos é necessário que os estados contribuam mais. Por isso, já dissemos que apoiamos a proposta da Comissão, de que a contribuição seja alargada para 1,2% do produto, assim como apoiamos a criação de recursos próprios da União, seja por via da taxação da economia digital, seja por via das transações financeiras, seja por via da economia do carbono", defendeu António Costa.

O primeiro-ministro respondia à presidente do CDS-PP, Assunção Cristas, no debate quinzenal no parlamento, sublinhando a "vontade nacional" de que a saída do Reino Unido e as novas responsabilidade de segurança, de defesa e migrações, não sacrifiquem a Política Agrícola Comum (PAC) ou a política de coesão.

Assunção Cristas respondeu que também defende a manutenção das verbas nessas duas áreas "tão importantes para Portugal", tendo o CDS materializado essa defesa num projeto de resolução, mas sublinhou que rejeita futuros "impostos europeus".

"O que não nos parece possível nem desejável, porque além do mais aliena uma parte substancial da nossa soberania, é estar a criar impostos europeus em áreas tao sensíveis em que, de resto, estamos a querer criar áreas de grande competitividade, como seja a área digital", defendeu a líder do CDS-PP.

Assunção Cristas defendeu que nos números do crescimento económico se encontrará a capacidade de "acomodar esse aumento de contribuição do Estado português".

Recomendados para si

;
Campo obrigatório