Meteorologia

  • 29 MARçO 2024
Tempo
12º
MIN 8º MÁX 15º

"Não há apoios políticos grátis. Mas reverter reformas seria insensato"

O político Vital Moreira discorda da reversão da reforma da lei do arrendamento e a da lei laboral.

"Não há apoios políticos grátis. Mas reverter reformas seria insensato"
Notícias ao Minuto

10:20 - 14/02/18 por Inês André de Figueiredo

Política Vital Moreira

Vital Moreira comentou, no seu blog Causa Nossa, reversão das medidas de austeridade orçamental, frisando que os “partidos ‘juniores’ da Geringonça” não estão “contentes” e “reclamam agora a reversão de duas das mais importantes reformas do programa de assistência financeira externa, nomeadamente a reforma da lei do arrendamento e a da lei laboral”.

Apesar disto, o Vital Moreira espera que “o Governo resista desta vez a tais pretensões”, não só porque “essas reformas tiveram o apoio do PS na negociação do acordo de assistência em 2011”, mas também porque “tal reversão não consta do programa eleitoral do PS nem do programa do Governo em 2015”.

No mesmo sentido, Vital Moreira justifica ainda a sua opinião com o facto de que “essas reformas contribuíram decisivamente para o êxito do programa de assistência externa, nomeadamente quanto à retoma económica e do emprego e quanto ao dinamismo do mercado habitacional e da reabilitação urbana em curso”.

“Que a Geringonça justifique a não adoção de novas reformas no campo das políticas económica e social, por causa do veto dos parceiros da protocoligação governamental, pode compreender-se: não há apoios políticos grátis. Mas que ela justifique a reversão de reformas que estão na base da recuperação da economia e do emprego - que, importa lembrar, começou ainda em 2013, bem antes da reversão da austeridade orçamental - seria um insensato contrassenso político”, assegura o professor universitário.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório