Meteorologia

  • 16 ABRIL 2024
Tempo
18º
MIN 13º MÁX 26º

PCP apela a medidas urgentes para travar a invasão de mimosas no Gerês

A deputada do PCP Carla Cruz apelou hoje a medidas urgentes para travar as espécies invasoras no Parque Nacional da Peneda-Gerês (PNPG), designadamente a mimosa.

PCP apela a medidas urgentes para travar a invasão de mimosas no Gerês
Notícias ao Minuto

15:53 - 12/02/18 por Lusa

Política PNPG

Numa pergunta dirigida ao Ministério do Ambiente, Carla Cruz defendeu também uma avaliação sistemática do estado dos carvalhos centenários existentes no PNPG, para evitar "quedas, incidentes e acidentes".

Em relação à mimosa, Carla Cruz refere que o Grupo Parlamentar do PCP foi contactado por cidadãos residentes no concelho de Terras de Bouro que transmitiram "preocupações" com a alegada "inexistência" no terreno de ações para controlar a propagação daquela espécie invasora.

"Segundo os populares, são cada vez maiores as extensões do Parque que estão tomadas pelas mimosas, pelo que urge tomar medidas para o seu controlo", lê-se na pergunta de Carla Cruz.

Por isso, o PCP quer saber, concretamente, se, "tal como estipula a legislação em vigor", está a ser executado um plano de controlo das mimosas no PNPG.

No que se refere aos carvalhos centenários, Carla Cruz sublinha que as populações transmitiram igualmente "preocupações" com a sua avaliação por parte de técnicos do Parque.

"Os populares temem que, a não ser realizada essa avaliação sistemática, possa suceder algumas quedas, incidentes e acidentes, quer com os residentes, quer com os visitantes".

O PCP quer saber se o PNPG tem um plano de avaliação dos carvalhos centenários e, em caso afirmativo, com que regularidade são feitas as avaliações.

Pergunta ainda quantos trabalhadores estão afetos ao PNPG e como estão distribuídos pelas várias categorias profissionais, ou seja, técnicos superiores, vigilantes da natureza, assistentes técnicos e assistentes operacionais.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório