Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
19º
MIN 13º MÁX 19º

"Não há dúvidas sobre legalidade" de venda de acções por Machete

O secretário de Estado adjunto do ministro-adjunto, Pedro Lomba, disse hoje não existirem dúvidas sobre a legalidade da venda de ações da SLN ao BPN por parte do atual ministro dos Negócios Estrangeiros.

"Não há dúvidas sobre legalidade" de venda de acções por Machete
Notícias ao Minuto

13:35 - 02/08/13 por Lusa

Política Pedro Lomba

"Não há dúvidas sobre a legalidade dessa operação",afirmou Pedro Lomba, no briefing do Governo com os jornalistas, que durante o mês de agosto se realiza às terças e sextas-feiras.

Segundo uma notícia divulgada hoje pelo jornal Público, o agora ministro dos Negócios Estrangeiros, Rui Machete, adquiriu, no início da década passada, cerca de 25,5 mil títulos da SLN, dona do BPN, a um euro cada, que alienaria nos anos seguintes ao grupo liderado por Oliveira Costa, mas agora a dois euros e meio por ação, obtendo um lucro de 150 por cento.

Em declarações à Rádio Renascença, o MNE confirmou que realizou transação de ações da Sociedade Lusa de Negócios (SLN), empresa proprietária do BPN, mas garante que não ter praticado qualquer ato de natureza ilícita ou condenável.

Considerando que muito do que tem surgido na comunicação social sobre o envolvimento do MNE no BPT "é requentado", Pedro Lomba escusou-se repetir aquilo que o próprio Rui Machete já disse.

"O senhor ministro dos Negócios Estrangeiros Estrangeiro já veio prestar esclarecimentos sobre essa matéria, confirmou essa operação", disse, insistindo que os contornos do envolvimento de Rui Machete no BPN são inteiramente públicos.

"Não vou acrescentar mais nada ao que ministro dos Negócios Estrangeiros já disse sobre essa matéria", reiterou.

Quando tomou posse, na semana passada, o ministro dos Negócios Estrangeiros classificou como um reflexo da "podridão dos hábitos políticos" as críticas por ter exercido funções na SLN.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório