Meteorologia

  • 22 JUNHO 2018
Tempo
27º
MIN 27º MÁX 27º

Edição

"Problema da competitividade externa da economia lusa ainda por resolver"

“De forma sustentável”, salienta Vital Moreira.

"Problema da competitividade externa da economia lusa ainda por resolver"
Notícias ao Minuto

08:31 - 10/02/18 por Pedro Filipe Pina

Política Vital Moreira

Vital Moreira realça que o último ano contou com um aumento do défice da balança comercial de mercadorias, com as exportações a ficarem bem abaixo das importações”.

Este é, destaca, “o maior défice desde 2011”, em referência aos dados do Instituto Nacional de Estatística. E para tal terá contribuído, “apesar de um assinalável incremento das exportações, um ainda maior crescimento das importações, mercê do aumento do investimento (...) e do consumo interno, alimentado pelo aumento do poder de compra e do crédito ao consumo”.

Ora, o cabeça de lista do PS às Europeias de 2009 considera que “só o confortável excedente no comércio externo de serviços (cortesia da vaga turística) permite manter um saldo positivo da balança comercial geral, mesmo assim provavelmente inferior ao do ano anterior”.

A opinião foi expressa num artigo que o jurista publicou no blogue Causa Nossa, que partilha com a eurodeputada socialista Ana Gomes.

“A manter-se esta tendência, o país pode vir a experimentar de novo um défice comercial geral dentro de algum tempo”, alerta Vital Moreira, realçando ainda que Portugal saiu de tal situação “somente” há poucos anos, “durante o período de assistência financeira externa, em grande parte devido à forte contração da procura interna”.

“Caso se confirme essa involução”, aponta, “tal mostra que o problema da competitividade externa da economia portuguesa continua por resolver de forma sustentável”, pode ler-se.

Recomendados para si

Seja sempre o primeiro a saber.
Acompanhe o site eleito pelo segundo ano consecutivo Escolha do Consumidor.
Descarregue a nossa App gratuita.

Apple Store Download Google Play Download

Campo obrigatório

Os cookies ajudam-nos a melhorar a sua experiência como utilizador.

Ao utilizar o nosso website, está a aceitar o uso de cookies e a concordar com a nossa política de utilização.