Meteorologia

  • 20 ABRIL 2024
Tempo
15º
MIN 15º MÁX 23º

Ferro Rodrigues deu posse a comissão eventual sobre fundos comunitários

O presidente da Assembleia da República pediu hoje aos deputados que se empenhem a refletir em temas que vão além da legislatura, em 2019, como o próximo quadro financeiro da União Europeia 2030.

Ferro Rodrigues deu posse a comissão eventual sobre fundos comunitários
Notícias ao Minuto

14:10 - 09/02/18 por Lusa

Política Parlamento

O apelo foi feito por Eduardo Ferro Rodrigues na posse da comissão eventual de acompanhamento da definição da Estratégia Portugal 2030, que será presidida pelo deputado socialista João Pedro Correia.

Ferro Rodrigues lembrou que o Tratado de Lisboa deu, aos parlamentos, poderes acrescidos de acompanhamento das matérias europeias, como é este dossier do quadro financeiro plurianual, e defendeu que a Assembleia da República faça uma reflexão.

"Não há razão nenhuma para que estes temas estratégicos, que vão além da legislatura, não possam ser acolhidos pelo parlamento como um todo, num quadro de diálogo que só posso desejar que se aprofunde", afirmou aos deputados que fazem parte da comissão.

Esta comissão eventual de acompanhamento do próximo quadro financeiro comunitário 2030 e a estratégia de Portugal foi aprovada por unanimidade pela Assembleia da República em 02 de fevereiro.

A comissão vai funcionar por seis meses e foi uma das iniciativas saídas das jornadas parlamentares do PS, realizadas em 22 e 23 de janeiro.

Na proposta, os socialistas defenderam que o parlamento deve "participar ativamente nesta reflexão estratégica nacional" sobre o futuro quadro comunitário, para "acompanhar e contribuir, no limite das suas competências e atribuições, para o processo de definição da 'Estratégia Portugal 2030'".

Na comissão, João Pedro Correia (PS) terá como vice-presidentes Luís Campos Ferreira (PSD) e Pedro Mota Soares (CDS).

Recomendados para si

;
Campo obrigatório