Meteorologia

  • 16 ABRIL 2024
Tempo
18º
MIN 13º MÁX 26º

Dados sobre desemprego "ultrapassam aquilo que eram as expetativas"

O ministro do Trabalho, da Solidariedade e da Segurança Social já reagiu aos dados divulgados hoje pelo Instituto Nacional de Estatística e que revelam uma nova baixa da taxa do desemprego que agora se fixa nos 8,9%.

Dados sobre desemprego "ultrapassam aquilo que eram as expetativas"
Notícias ao Minuto

12:53 - 07/02/18 por Patrícia Martins Carvalho

Política Reação

No total do ano passado a taxa de desemprego foi de 8,9%, um valor um pouco abaixo daquela que era a estimativa do Governo – 9,2%.

Quem já reagiu a estes dados foi o ministro do Trabalho, da Solidariedade e da Segurança Social que, aos jornalistas, descreveu-os como sendo “francamente positivos e encorajadores para o futuro”.

Viera da Silva disse mesmo que os números tornados hoje públicos pelo INE “ultrapassam aquilo que eram as expetativas que existiam”, salientando que “há uma diminuição sólida do desemprego”

“Atingimos taxas que já não existiam desde 2008”, frisou o governante, salientando que se registou uma “diminuição do desemprego de longa duração de forma muito significativa”.

O ministro salientou ainda o facto de estar a haver um “crescimento do emprego que é maior do que a diminuição de desemprego”

Por outras palavras, sublinhou, a “população ativa está a aumentar, o que significa que Portugal está com mais capacidade de criar riqueza”.

Por fim, Vieira da Silva referiu que “há hoje um dado novo [que diz respeito ao facto de] as empresas cada vez mais identificarem necessidades de contratação de pessoal qualificado, o que significa que temos de voltar a considerar como primeira prioridade a qualificação das pessoas”.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório