Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
12º
MIN 12º MÁX 17º

"A carruagem de Rio ainda nem chegou a Lisboa e já querem que descarrile"

Joaquim Jorge sai em defesa do líder máximo do PSD, Rui Rio, que tomará posse ainda este mês.

"A carruagem de Rio ainda nem chegou a Lisboa e já querem que descarrile"
Notícias ao Minuto

12:55 - 06/02/18 por Filipa Matias Pereira

Política Joaquim Jorge

Esta semana, o habitual comentador do Notícias ao Minuto Joaquim Jorge debruça-se sobre a performance de Rui Rio no domínio das ‘rédeas’ do PSD. Num texto de opinião, o biólogo começa por frisar que o ex-presidente da Câmara Municipal do Porto “ainda não começou e já o querem condicionar. Nem lhe dão tempo para colocar à prova as suas ideias e as suas capacidades”.

Para confirmar a sua afirmação recorre, inclusive, ao exemplo de Miguel Relvas que, “mesmo antes de se saber quem seria o vencedor das diretas, disse que o líder seguinte tinha de vencer as eleições legislativas. Caso não o conseguisse estaria a prazo”.

Agora é a vez “de Miguel Pinto Luz querer condicionar e impor metas a Rui Rio”, defende Joaquim Jorge, acrescentando que “não é de bom tom criticar alguém que ainda não tomou posse”. Rui Rio, recorde-se, tomará posse no fim de semana de 17 e 18 de fevereiro.

Para o fundador do Clube dos Pensadores, “Rui Rio foi sufragado por uma luta renhida pelos militantes do PSD com as quotas em dia”. Por isso, “se alguém não concordava deveria ter concorrido às eleições diretas. Quem não o fez tem de acatar os resultados das eleições, já que se não o fizer está a prejudicar o PSD”.

“Estar a fazer cenários antecipados em política nem sempre dá bom resultado”, refere o comentador, acrescentando que “impor a Rui Rio que ganhe as eleições é interessante, mas não nos podemos esquecer de que Pedro Passos Coelho venceu as eleições coligado com o CDS e não foi primeiro-ministro”.

Em princípio, nas próximas eleições, “o PSD vai sozinho a eleições”, acredita. O Partido Social-Democrata “pode vencer as eleições e coligar-se com o CDS ou com o PS. Temos de esperar para ver os resultados em 2019”.

Em jeito de conclusão, Joaquim Jorge acredita que “Rui Rio vai ter a vida muito difícil pelo andar da carruagem. A carruagem ainda nem chegou a Lisboa e pelo caminho já querem que descarrile. Assim, o PSD não vai a lado nenhum. O PSD não aprendeu a saber ganhar e não aprendeu a saber perder. Assim não vai lá”.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório