Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
14º
MIN 11º MÁX 18º

PCP pede mais recursos humanos para saúde fixados no interior do país

O líder parlamentar do PCP pediu hoje mais recursos humanos e investimento em geral no Serviço Nacional de Saúde (SNS), concentrando-se na necessidade de fixar médicos e enfermeiros no interior do país.

PCP pede mais recursos humanos para saúde fixados no interior do país
Notícias ao Minuto

12:23 - 06/02/18 por Lusa

Política João Oliveira

Após uma visita hospitalar integrada nas jornadas parlamentares que decorrem desde segunda-feira até hoje no distrito de Portalegre, João Oliveira e restante comitiva percorreram os cuidados paliativos e as urgências da sede da Unidade Local de Saúde do Norte Alentejano (ULSNA) - Entidade Pública Empresarial.

"Quando tratamos do investimento e desenvolvimento do país, a área da saúde é uma daquelas em que mais evidentemente se constata a necessidade de intervenção pública. As necessidades de investir nos recursos humanos, dignificação das carreiras, condições de trabalho e adequação do número de profissionais às necessidades do SNS são absolutas", afirmou o deputado comunista.

João Oliveira sublinhou as "dificuldades de fixação de médicos em determinadas especialidades e enfermeiros, que resulta muito evidente, com consequências na estabilidade dos serviços de saúde, ao ponto de 40% dos cuidados de saúde dependerem da prestação de serviços, ou seja, profissionais contratados, muitas vezes por avença, de fora do quadro dos hospitais".

Como solução, o PCP defende, além dos aspetos remuneratórios já existentes e que se revelam insuficientes, a maior facilidade de progressão nas carreiras e outros, sobretudo no plano social e familiar, por exemplo no auxílio à habitação e integração das famílias desses profissionais nas regiões em causa.

"Em muitas circunstâncias, os incentivos remuneratórios [para fixação em territórios do interior] são devolvidos pelos próprios médicos que, mais tarde ou mais cedo, acabam por se ir embora destas zonas mais carenciadas", lamentou.

Além do Hospital Dr. José Maria Grande, na capital do Alto Alentejo, a UlSNA dirige também as instalações hospitalares de Santa Luzia de Elvas e o agrupamento de centros de saúde de São Mamede, abrangendo todos os concelhos de Portalegre.

Presidente do conselho de administração da ULSNA, João Moura Reis, referiu que aguarda a concretização de mais concursos para recrutar médicos depois de retratar a falta de peritos em anestesia, oftalmologia, otorrinolaringologia e pediatria altamente carenciadas.

"Aqueles benefícios de progressão na carreira, por não haver ninguém, eles realmente acontecem e quem vier para cá irá construir um serviço [de uma especialidade] à sua imagem", salientou.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório