Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
14º
MIN 13º MÁX 19º

Os Verdes querem rótulos alimentares de mais fácil compreensão

O PEV entregou um Projeto de Resolução sobre a rotulagem de alimentos na Assembleia da República.

Os Verdes querem rótulos alimentares de mais fácil compreensão
Notícias ao Minuto

16:06 - 05/02/18 por Tiago Miguel Simões

Política Alimentação

Costuma ter problema em ‘descodificar’ a declaração nutricional contida nos rótulos dos alimentos? Os Verdes querem tornar tudo bem mais simples.

O PEV entregou na Assembleia da República um Projeto de Resolução sobre a rotulagem de alimentos. O partido defende que se deve avaliar e definir a implementação de um esquema percetível a todos os consumidores, ao contrário do que acontece de momento.

“A declaração nutricional é um dos elementos de informação sobre o género alimentício que tem obrigatoriamente que constar da rotulagem, contendo forçosamente menção sobre o valor energético e a quantidade de lípidos, ácidos gordos saturados, hidratos de carbono, açúcares, proteínas e sal. Importa, entretanto, ter em devida conta que a declaração nutricional, normalmente apresentada em tabela, é dirigida ao consumidor final e não a qualquer especialista, técnico ou operador do setor alimentar. É por isso que as informações fornecidas nessa declaração deveriam ser claras", introduz o partido numa nota enviada às redações.

"A perceção evidente da dificuldade de leitura e interpretação dos rótulos já levou a que fossem dados passos para facilitar a compreensão, pelo consumidor final, dessa informação nutricional, tais como a criação da obrigatoriedade de se usar o termo 'sal' e não 'sódio', ou a imposição de expressar os nutrientes por quantidade não variável (por 100g ou 100ml, mesmo que complementada com outras quantidades variáveis, como a porção)”, lê-se no mesmo comunicado.

Os Verdes defendem também que se “garanta a aprendizagem, nas escolas, da leitura e interpretação da tabela nutricional que consta do rótulo dos alimentos, para garantia de escolhas alimentares mais informadas”.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório