Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
18º
MIN 13º MÁX 19º

PSD critica desinvestimentos na unidade de queimados dos hospitais

O presidente da concelhia de Coimbra do PSD, Nuno Freitas, disse hoje ser uma "indignidade" que a construção de uma nova unidade de queimados na cidade tenha sido considerada última prioridade pela Comissão Técnica criada pelo Governo.

PSD critica desinvestimentos na unidade de queimados dos hospitais
Notícias ao Minuto

14:31 - 31/01/18 por Lusa

Política Coimbra

"Nos incêndios de junho e outubro, o Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra (CHUC) acolheu e tratou a esmagadora maioria dos doentes queimados, em condições, que todos sabemos, são deficitárias", disse o responsável, numa conferência de imprensa à porta do polo principal daquele centro hospitalar.

Segundo Nuno Freitas, Coimbra, "depois de ter feito todo esse esforço e acudido às populações, é a última das prioridades e vão ser o Porto e Lisboa a verem as suas unidades de queimados requalificadas" por indicação de uma comissão técnica criada pelo Governo, cujos elementos são "em mais de 90%" das duas maiores cidades do país.

O dirigente social-democrata, que é médico anestesista no CHUC, adiantou ainda que "até se fala na possibilidade de Coimbra diminuir o número de camas disponíveis", através de uma divisão do país a "regra e esquadro traçada a partir dos gabinetes de Lisboa, em que se acentua a bicefalia do país".

"Consideramos profundamente indigno que, depois dos incêndios e numa altura em que a própria população espera que haja uma discriminação positiva do Centro, exista o contrário: uma discriminação negativa", frisou.

Nuno Freitas não entende que o projeto do CHUC "seja preterido em favor de unidades de Porto e Lisboa, que legitimamente devem ter uma resposta, mas isso não pode ser feito à conta de não haver uma nova unidade em Coimbra, cujo serviço funciona num pavilhão com cerca de 50 anos a precisar de uma remodelação, equipamentos e meios técnicos".

"É necessária uma nova unidade de queimados em Coimbra, articulada com a medicina intensiva e a cirurgia plástica e reconstrutiva e com as redes de referenciação nacionais", reiterou o médico, considerando que o CHUC "está preparado para isso".

De acordo com o líder da concelhia do PSD de Coimbra, o CHUC tem um projeto "novo, integrado, sob supervisão da medicina intensiva, cumprindo todos os ditames do ponto de vista científico internacionais preconizados para estas unidades de queimados, mas é o último projeto".

O dirigente social-democrata lamentou ainda que a comissão técnica não tenha visitado as precárias condições da unidade de queimados do CHUC e que tenha assumido que as decisões tomadas são de natureza política.

"O próprio secretário de Estado [Adjunto e da Saúde], que por acaso é deputado pelo Porto, mas penso que isso não tem qualquer influência, diz no seu despacho que a nova unidade de queimados pediátricos tem de ser no Porto e nós temos um hospital pediátrico construído recentíssimo com toda a diferenciação clínica e experiência e não se percebe esta resposta para o Centro", observou Nuno Freitas.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório