Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
17º
MIN 14º MÁX 21º

Bloco quer aumentos mas Centeno responde que salários já estão a subir

O ministro das Finanças, Mário Centeno, afirmou hoje que os salários médios estão a crescer, em resposta ao Bloco de Esquerda, que defendeu o aumento dos salários na função pública mas também no setor privado.

Bloco quer aumentos mas Centeno responde que salários já estão a subir
Notícias ao Minuto

13:47 - 31/01/18 por Lusa

Política Finanças

"Para o Bloco de Esquerda, a prioridade é preparar desde já o fim do congelamento salarial na Função Pública", afirmou Mariana Mortágua, salientado que os salários dos funcionários públicos valem hoje 90% do que valiam em 2010.

Admitindo que a discussão sobre o aumento salarial "só agora começou", a deputada bloquista defendeu também que "não se pode permitir que no privado exista estagnação salarial".

Em resposta à deputada, o ministro das Finanças disse que o salário médio cresceu 2% em Portugal no ano passado, considerando que "há um reforço significativo da dimensão salarial" que pode ser visto também através das contribuições salariais, que estão a aumentar 7%.

Isto quer dizer, segundo simplificou o ministro, que "o salário que os portugueses levam para casa no seu conjunto está a crescer 7%".

Numa entrevista à TSF/Dinheiro Vivo, divulgada este fim de semana, o deputado do PS João Galamba disse que "dificilmente poderá haver em cima disto aumentos salariais em 2019", uma posição que foi contraposta pela líder do Bloco de Esquerda, Catarina Martins.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório