Meteorologia

  • 18 ABRIL 2024
Tempo
21º
MIN 16º MÁX 25º

CDS questiona Ministério sobre impasse nas obras em escola do Porto

O CDS-PP informou hoje ter questionado o Ministério da Educação sobre "o impasse na intervenção, prometida há um ano pelo Governo", na Escola Secundária Alexandre Herculano, no Porto.

CDS questiona Ministério sobre impasse nas obras em escola do Porto
Notícias ao Minuto

10:19 - 31/01/18 por Lusa

Política Educação

Os deputados centristas querem saber, nomeadamente, quando é que o Governo transferirá a titularidade das obras a realizar naquele estabelecimento de ensino para a Câmara do Porto e consideradas necessárias para devolver a normalidade no calendário escolar.

O CDS-PP recorda que "há um ano, a Escola Secundária Alexandre Herculano fechava as portas após alunos, professores, funcionários e encarregados de educação terem-se feito ouvir através de uma medida drástica: boicote ao regresso às aulas enquanto não houvesse condições de segurança na escola".

"Desde então, parte do imóvel está encerrado à espera de intervenção, tendo apenas sido feitas obras 'paliativas' para que os alunos do 9.º até ao 12.º ano continuassem a ter aulas no edifício, tendo os do 7.º e 8.º ano sido transferidos para a Escola Ramalho Ortigão, do mesmo agrupamento", refere.

Após ter chegado a acordo com o Governo, a Câmara do Porto aceitou, em maio de 2017, ficar com a titularidade para lançar um concurso internacional para as obras.

No entanto, até à data, "ainda não foi formalizado o protocolo que vai transferir para a Câmara do Porto a titularidade das obras estruturais na Escola Secundária Alexandre Herculano".

O CDS-PP salienta que só depois de assinado esse acordo com o Ministério da Educação é que a autarquia poderá avançar com o processo para lançar um concurso público para a empreitada.

"O município garantiu que é ao Governo que compete desenvolver o projeto e demais procedimentos para que a obra possa avançar e só deste depende a decisão de se avançar para um contrato ou protocolo que permita à Câmara do Porto ter a titularidade da obra, que ainda não tem", acrescenta.

Face a este impasse, os deputados Cecília Meireles, Pedro Mota Soares, Álvaro Castello-Branco, Ilda Araújo Novo e Ana Rita Bessa exigem saber do Ministério tutelado por Tiago Brandão Rodrigues, "quando é que o Governo vai transferir a titularidade das obras a realizar na Escola Secundária Alexandre Herculano para a Câmara do Porto, necessárias para devolver a normalidade àquele estabelecimento de ensino da cidade?".

"Por que motivo não foi ainda formalizado o protocolo que visa transferir essa titularidade?", "Para quando prevê o Ministério da Educação que seja lançado concurso público para realizar a empreitada?" e "Compromete-se o Governo a afirmar que as obras estarão concluídas antes do início do próximo ano letivo?" são outras questões colocadas pelo CDS-PP.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório