Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
13º
MIN 13º MÁX 19º

TSD querem PSD ao centro e rejeitam "um certo capitalismo desregulado"

Os Trabalhadores Social-Democratas (TSD) defendem que o PSD deve colocar-se "no centro político", rejeitando "um certo capitalismo desregulado e insensível aos aspetos sociais", na sua proposta temática a apresentar ao congresso nacional de fevereiro.

TSD querem PSD ao centro e rejeitam "um certo capitalismo desregulado"
Notícias ao Minuto

18:27 - 30/01/18 por Lusa

Política Trabalhadores

No texto, os TSD elogiam o ex-líder e primeiro-ministro Pedro Passos Coelho, afirmando que, um dia, a História "far-lhe-á a justiça devida", e prometem estar "ao lado" do novo presidente, Rui Rio, para "unir o partido" e construir "uma alternativa credível" ao Governo do PS.

A proposta, intitulada "Os TSD, o PSD e o futuro do trabalho", recorda que partido teve um "papel histórico" para recuperar e "devolver a dignidade ao país" após a intervenção da "troika", define o posicionamento politico e ideológico, sem se pronunciar quanto a eventuais entendimentos pós-eleições, tema que animou a campanha interna entre Rio e Pedro Santana Lopes.

"Deverá manter-se fiel à sua matriz ideológica social-democrata que o coloca no centro político, rejeitando, a um tempo, o coletivismo derrotado pela História e um certo capitalismo desregulado e insensível aos aspetos sociais", lê-se no texto que vai a discussão no congresso de 16,17 e 18 de janeiro, em Lisboa.

A tendência sindical do PSD faz a defesa de um Código do Trabalho estável, que BE e PCP, apoiantes do Governo querem rever, e avisa que "eventuais ajustes" devem ter "sempre o acordo" na concertação social.

Os TSD acusam, aliás, o executivo do PS de, "ao arrepio da melhor tradição do PS", tenha vindo "a preterir e a desvalorizar a concertação social", por cedência à "esquerda radical".

Na parte final da proposta, os Trabalhadores Social Democratas fazem sete propostas, entre elas a defesa de "mais e melhor formação profissional", o "combate ao trabalho precário em todos os setores económicos", o "combate ao desemprego jovem" e ao "desemprego de longa duração" e "melhores cuidados de saúde para os trabalhadores".

Recomendados para si

;
Campo obrigatório