Meteorologia

  • 18 ABRIL 2024
Tempo
18º
MIN 16º MÁX 25º

Pizarro promete apoiar regionalização e alerta contra "hidra centralista"

O candidato à presidência da Federação Distrital do Porto do PS, Manuel Pizarro prometeu hoje apoiar o processo da regionalização, alertando que "a hidra centralista tem muitas cabeças" e que é necessária "vigilância" e "iniciativa política".

Pizarro promete apoiar regionalização e alerta contra "hidra centralista"
Notícias ao Minuto

21:09 - 27/01/18 por Lusa

Política PS

"Não nos iludamos. A hidra centralista tem muitas cabeças, um apetite devorador uma sobranceria única e uma tremenda capacidade de se reinventar. A agenda da descentralização precisa, por isso, de iniciativa política, tenacidade e vigilância. Será esse o papel do PS/Porto", declarava Manuel Pizarro, no discurso de dez páginas que proferiu esta tarde durante a cerimónia de apresentação da sua recandidatura a presidente da Federação Distrital do Porto do PS - "Renovar a Confiança, por um Norte mais forte".

Pizarro, que vai a eleições para a Federação Distrital do Porto no próximo dia 10 de março como único candidato até ao momento, referiu que o PS/Porto apoia o modelo de legitimação regional da liderança da Comissão de Coordenação e desenvolvimento Regional (CCDR) e de eleição direta para a liderança metropolitana, considerando que qualquer uma dessas medidas vai na direção certa para o futuro da regionalização.

Outra das "três linhas de ação prioritária" que Pizarro anunciou para o seu próximo mandato é a promessa da "construção de uma agenda para o desenvolvimento integrado da Região Norte, da Área Metropolitana do Porto e da Comunidade Intermunicipal do Tâmega e Sousa.

No auditório da Fundação Engenheiro António de Almeida, no Porto, que se encheu de militantes e apoiantes socialistas, designadamente com a presença dos ministros dos Negócios Estrangeiros, Augusto Santos Silva, do Mar, Ana Paula Vitorino, do Ambiente, Matos Fernandes, Defesa, Azeredo Lopes, e Administração Interna, Eduardo Cabrita, Pizarro assumiu que o PS/Porto tem de ser "especialmente" audaz e determinado.

"Temos de elencar com rigor os problemas e definir prioridades em relação às soluções possíveis. Temos de estabelecer calendários sérios e exequíveis. Temos de prestar contas às pessoas. A esta luz, a reprogramação do atual quadro comunitário de apoio e a preparação do próximo constituem momentos decisivos", considerou.

Na terceira linha de ação prioritárias, Pizarro elencou a necessidade da modernização e rejuvenescimento do PS.

"O PS tem hoje especiais responsabilidades no país e na região. Devemos por isso ser exigentes em relação à forma como nos organizamos, como nos relacionamos com os militantes, cidadãos e instituições. (...) A mobilização dos mais jovens é especialmente relevante. Não há nenhuma bala mágica que resolva a dificuldade que temos de reforçar o envolvimento dos jovens na vida política", referiu que se trata de um "processo que tem de ser aprofundado".

O presidente da Câmara de Vila Nova de Gaia, Eduardo Vítor Rodrigues, que discursou no início da cerimónia, considerou que Pizarro representa o que o partido "tem de melhor", com uma "enorme disponibilidade de sacrifício" e que fez uma campanha [nas últimas eleições autárquicas] extraordinária, com resultados extraordinários".

"Pizarro é o socialista melhor colocado num projeto estruturado e planeado a quatro anos", disse o autarca de Gaia, referindo que em "política não se fazem improvisos" e dizendo ao candidato para lutar.

"Tu tens passado, tens presente e representas no nosso futuro", concluiu.

Luísa Salgueiro, a autarca que venceu a Câmara de Matosinhos nas últimas autárquicas também de colocou ao lado Pizarro, recordando que Pizarro e a estrutura do PS sempre quis que a família do PS de Matosinhos se "reencontrasse".

"Pizarro estou aqui. Nem sempre atendes o telemóvel, mas nas horas certas, não faltas aos teus amigos", declarou, para momentos depois ouvir Pizarro, no seu discurso, dizer "Mas que orgulho, Luísa Salgueiro! Que orgulho no teu trabalho, na tua tenacidade, na tua inteligência. A vitória do PS em Matosinhos enche de alegria todos os socialistas"

As listas dos candidatos à federação Distrital do Porto do PS têm de ser entregues até ao dia 23 de fevereiro próximo e as eleições estão marcadas para dia 10 de março.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório