Meteorologia

  • 20 ABRIL 2024
Tempo
21º
MIN 15º MÁX 22º

PSD e PCP confirmam presença na Guiné-Bissau para congresso do PAIGC

O PSD e o PCP são os partidos portugueses que já confirmaram presença no 9.º congresso do PAIGC, principal partido no Parlamento da Guiné-Bissau, que deve começar na terça-feira, em Bissau, disse hoje à Lusa fonte partidária.

PSD e PCP confirmam presença na Guiné-Bissau para congresso do PAIGC
Notícias ao Minuto

15:21 - 26/01/18 por Lusa

Política Encontro

A fonte do Partido Africano da Independência da Guiné e Cabo Verde (PAIGC) acrescentou O Partido Social Democrata será representado pelo secretário-geral, José Matos Rosa, enquanto o Partido Comunista Português envia Armindo Miranda, membro do Comité Central.

Os socialistas também foram convidados, mas a fonte do PAIGC disse à Lusa que ainda não foi recebida qualquer confirmação para assistir ao congresso, que decorre de 30 deste mês a 04 de fevereiro.

Os "partidos amigos" de países africanos de língua portuguesa foram igualmente convidados, adiantou a mesma fonte, tendo referido que alguns já confirmaram a presença na abertura do congresso.

São os casos de Movimento Popular de Libertação de Angola (MPLA) que terá em Bissau uma delegação encabeçada por Julião Mateus "Dino" Matrosse, membro do bureau político e responsável para as relações internacionais, que integrará ainda Brito Sozinho, antigo embaixador de Angola na Guiné-Bissau.

A líder do Partido Africano da Independência de Cabo Verde (PAICV), Janira Hopffer-Almada é uma das presenças garantidas no congresso, bem como Aurélio Martins, presidente do Movimento de Libertação de São Tomé e Príncipe - Partido Social Democrata (MLSTP-PSD).

A Frente de Libertação de Moçambique (Frelimo), será representada por Francisco Mucanheia, membro do Comité Central e Daniel Matavel, da comissão permanente.

Partidos de países como África do Sul, Benim, Zâmbia, Sérvia, bem como representantes da Internacional Socialista e da Frente Polisário também estarão presentes no congresso.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório